Neste volume especial da Carta da ECCON, apresentaremos a história das gerentes e dos gerentes da ECCON e sua entrada no quadro de sócios da empresa.

Composição e transversalidade

A gerência da ECCON é composta por Maria Cecilia Fiordoliva Ferronato, Julia Maillet Rocha Lenzi, Fernando Montanari e Marcelo de Castro Chaves Stabile, refletindo um percentual equilibrado de gênero. Suas atividades são interconectadas e passam pelos quatro pilares de atuação da empresa: meio ambiente, carbono, ESG (do inglês Environmental, Social and Governance) e tecnologia.

Essa transversalidade permite que a empresa forneça soluções inovadoras para questões complexas e atue em um amplo campo de atividades.

Esses profissionais estão envolvidos tanto em frentes institucionais da ECCON como na gestão de equipes e projetos, desempenhando importante papel para o ritmo das atividades internas e para a relação com nossos clientes.

Do ponto de vista acadêmico, têm um ponto em comum: todos tiveram experiências em boas universidades brasileiras e estrangeiras, seguindo os estudos após a graduação, alcançando títulos de mestrado ou doutorado.

Seus conhecimentos somados à relevante experiência profissional os colocam na melhor posição para gerar bons resultados corporativos e prestar serviços de qualidade elevada aos clientes da ECCON

Conexão com a ECCON

Dos gerentes, Maria Cecilia foi a primeira a ter relação profissional com a ECCON. A partir de 2017, prestou serviços como consultora. Em 2019, ingressou na posição de analista ambiental, depois se tornou coordenadora e, por fim, assumiu a posição de Gerente de Projetos em 2021, com participação relevante na geração de receita, aperfeiçoamento do modelo de gestão de projetos, licenciamento ambiental, restauração e uso de tecnologia.

Fernando também prestou serviços como consultor a partir de 2018, focado na área de georreferenciamento. Ingressou na ECCON em 2022 na posição de Gerente de Expansão, com participação relevante no aperfeiçoamento de processos, automatização de serviços, gestão de dados e inovação.

Julia veio da advocacia em grandes escritórios. Ingressou na ECCON em abril de 2022 como Gerente de ESG, momento em que foi criada a área na empresa. Fundou o Comitê de Diversidade, responsável por relevantes avanços institucionais, e criou o Hub Europa, sediado em Barcelona, o que possibilitou a atuação da empresa no mercado europeu.

Por sua vez, Marcelo se juntou à empresa em novembro de 2022, vindo de uma organização do terceiro setor onde trabalhou por mais de 11 anos. Assumiu a posição de Gerente de Carbono. Teve papel relevante na ampliação de conhecimento e relacionamento da ECCON com instituições nacionais e internacionais de pesquisa, agronegócio e governos.

MARIA CECILIA FIORDOLIVA FERRONATO

Maria Cecilia é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2011) e Mestre em Biodiversidade e Conservação de Habitats Fragmentados pela mesma universidade (2014). Tem experiência de 12 anos em serviços de consultoria ambiental, focando especialmente em projetos de licenciamento ambiental.

Na ECCON, Cecília liderou a gestão e expansão do antigo Banco de Áreas Verdes, atual ECCON Data, plataforma inteligente de auditoria e gestão de dados de florestas. Como gerente, cuidou da captação de novos clientes, com ênfase no setor elétrico renovável e iniciativas de restauração florestal, apoiando também a expansão de tecnologias de drone. Expandiu sua equipe, contratando profissionais multidisciplinares para fortalecer as operações da ECCON.

Sua equipe tem foco no setor energético renovável, restauração florestal e agronegócio, com grande dedicação à tecnologia e uso de drones, além de oferecer suporte a projetos estratégicos de gestão de ativos ambientais e geração de créditos de carbono.

JULIA MAILLET ROCHA LENZI

Julia é advogada, formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2011. Em 2012 fez seu MBA em Agronegócios na ESALQ/USP. Nos anos de 2018 e 2019, fez mestrado em Biodiversity & Environmental Conservation na Trinity College Dublin.

Julia acompanhou a trajetória da ECCON desde sua fundação e, em 2022, passou a fazer parte do time como Gerente de ESG, momento em que foi criada essa gerência na empresa. Sua equipe conta com cinco profissionais da área do Direito e colabora de forma integrada com outras equipes da ECCON.

Ainda em 2022, fundou o Comitê de Diversidade, que se tornou um motivo de grande orgulho para a ECCON. Esse comitê engaja anualmente novos colaboradores no desenvolvimento de temas relevantes tanto para a ECCON quanto para a sociedade.

No ano seguinte, em 2023, com o objetivo de expandir a atuação da ECCON, Julia criou o HUB Europa, sediado em Barcelona, o que possibilitou a atuação da empresa no mercado europeu.

De forma geral, Julia é responsável por gerenciar projetos de restauração, rastreabilidade e compliance ambiental, além de conduzir todos os casos que envolvem interface de auditoria e de ESG. Entre suas realizações, destaca-se o aperfeiçoamento da ECCON Data em 2024, que agora serve como uma plataforma de auditorias ambientais automatizadas.

FERNANDO MONTANARI

Fernando tem graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí e Universidade do Algarve (2009), especialização em Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis na Universidade Regional de Blumenau (2011) e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial pela Universidade Federal do Paraná e Universitat Stuttgart (2015).

Antes de ingressar na ECCON, Fernando era sócio de uma empresa de engenharia ambiental. Sua atuação tinha como foco o gerenciamento de equipes e projetos, análise de mercado para expansão de novos negócios e serviços. Participou de grandes projetos de infraestrutura no Brasil e em Angola, além da criação e elaboração de planos de manejo de unidades de conservação em diversos biomas.

Na ECCON, como gerente de expansão, se destaca no aperfeiçoamento de processos e automatização de serviços, com foco na otimização e eficiência operacional. Sua experiência com processos também lhe permite organizar a gestão de dados, desde informações para identificação de novas oportunidades até a estruturação de dados geoespaciais. Além disso, lidera iniciativas de inovação, incentivando a adoção de novas tecnologias e metodologias para impulsionar a competitividade da empresa no mercado.

MARCELO DE CASTRO CHAVES STABILE

Marcelo é Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP em 2002. Ao terminar a graduação, fez Mestrado na Texas A&M University (2005) com foco em agricultura de precisão. Em seguida, administrou uma fazenda de noz pecã no sul do Texas, e em 2007 foi cursar o Doutorado na Universidade de Sydney. Defendeu o doutorado em Modelagem do Uso do Solo em 2010 e voltou ao Brasil no final daquele ano. De 2011 a 2022, foi pesquisador em uma organização do terceiro setor. No fim de 2022, se junto à ECCON para liderar a equipe de Carbono.

Na posição de gerente, Marcelo é responsável pelo contínuo aprimoramento das metodologias de PSA desenvolvidas pela empresa e pela gestão dos projetos de carbono da ECCON. A equipe, que no fim de 2022 contava com três pessoas, hoje envolve dez coadoradoras e colaboradores, além de contar com participação de outras pessoas da ECCON no desenvolvimento de seus projetos.

Marcelo abriu novas frentes e contribuiu na estruturação dos trabalhos relacionados a carbono, não só via projetos de REDD e PSA, mas também projetos de Restauro (ARR) e de Melhoria nas Práticas Agrícolas (IALM). Junto às outras gerências, também expandiu os serviços para a elaboração de inventários de GEE e planos de descarbonização. Por fim, também tem atuação relevante na aproximação de novos clientes de diversos setores.

Entrada na sociedade

Os profissionais da ECCON contam com processos internos e políticas para seu aperfeiçoando constante. Cada gerente desempenhou um importante papel dentro de suas funções e, conforme demonstraram alta performance, foram convidados a integrar o quadro de sócios da empresa.

É com grande satisfação que passamos a integrar, ao longo dos anos de 2023 e 2024, as sócias Maria Cecilia Fiordoliva Ferronato e Julia Maillet Rocha Lenzi, e os sócios Fernando Montanari e Marcelo de Castro Chaves Stabile.

Com sua atuação profissional e institucional, a ECCON tem se mantido na vanguarda de diversos temas e ganhado cada vez mais relevância no mercado corporativo, na academia e nas esferas da gestão pública. Passou, também, a ter maior relevância internacional, com atividades sendo prestadas em outros países.

Atualmente, o quadro societário da ECCON conta com Yuri Rugai Marinho, na qualidade de diretor, e quatro gerentes, que juntos gerem as diferentes frentes de negócios, equipes altamente especializadas e equipamentos de tecnologia.

Somos, ao todo, 40 profissionais que, juntos, desenvolveram mais de 500 projetos em diferentes lugares do mundo. Para mais informações, acesse nosso site ou entre em contato: contato@ecconsa.com.br.

Yuri Rugai Marinho
Maria Cecilia F. Ferronato
Fernando Montanari
Julia Maillet Rocha Lenzi
Marcelo de Castro Chaves Stabile

FAÇA PESQUISAS EM NOSSA PLATAFORMA

É só clicar na lupa no canto superior direito do site e digitar o assunto de interesse. São mais de 100 artigos criados por nossa equipe e colaboradores, tratando os principais temas ambientais.

Deixe um comentário