Agricultura Digital e Tecnologias – Vol.61 – Junho.2020
Neste volume da carta da ECCON, escrito em parceria com a empresa AgriConnected, abordaremos a agricultura digital e o uso da tecnologia para conferir transparência e cumprimento das obrigações ambientais no ambiente produtivo.
Tecnologia a favor da produtividade
Novas ferramentas digitais estão transformando a forma com que produtores se relacionam com suas propriedades e seus negócios. A tecnologia vem otimizando todas as etapas do ciclo produtivo, trazendo maior eficiência, redução de custos, agilidade e segurança para as operações do campo. O processo de tomada de decisão do produtor rural, que antes era puramente baseado em tradição e experiência, passa a levar em consideração informações mais precisas e científicas. Estas informações, muitas vezes, são disponibilizadas em tempo real.
O rol de tecnologias disponíveis é extenso: drones, sensores terrestres, estações meteorológicas, softwares de gestão, ferramentas de monitoramento de máquinas etc. Todas elas conectadas tendem a elevar a produtividade das atividades agrícolas a patamares nunca antes alcançados.
O Brasil tem sido um grande laboratório de testes de todas essas tecnologias e aplicações. Com sua posição destacada no mercado agrícola mundial, o Brasil é o principal “cliente” para testes e validações. Em sua entrevista recente para a Revista Pesquisa FAPESP, edição de janeiro de 2020, Silvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, uma das instituições pioneiras na criação de soluções digitais, afirma que “o Brasil tem se posicionado como um grande protagonista no emprego de tecnologias da informação voltadas ao campo”.
Segundo dados recentes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a produção mundial de alimentos terá de ser ampliada em 80% até 2050. Esse aumento, de acordo com a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), deverá ocorrer com forte participação da agricultura brasileira e exigirá uma verdadeira revolução tecnológica, uma vez que a maior parte desse crescimento (95%) deverá vir com o aumento de produtividade e somente 5% será advindo de novas áreas agricultáveis.
Ou seja, as tecnologias que auxiliam o produtor a ganhar eficiência, rapidez e reduzir custos serão cada vez mais necessárias.
Tecnologia a favor da sustentabilidade e transparência
Além de benefícios de aumento de produtividade nas lavouras, a agricultura digital ainda permite que as operações aconteçam de maneira mais sustentável e transparente.
Ao atuar na redução de desperdícios ou na redução no consumo de diesel pelas máquinas, garante-se uma produção menos poluidora, menos carbono intensiva e menos agressiva ao meio ambiente. Softwares acoplados às máquinas podem oferecer informações valiosas sobre os trajetos das máquinas, evitando sobreposição de insumos e defensivos, por exemplo. Quando máquinas estão conectadas em tempo real, é possível ainda realizar a coleta de dados a cada minuto, conferindo ao gestor a capacidade de interferir na operação imediatamente.
Um benefício indireto percebido da utilização de ferramentas de telemetria, por exemplo, é a transparência que elas podem oferecer a bancos, agentes financeiros ou outros agentes da cadeia rural com relação às regras de compliance ambiental na produção de alimentos.
As ferramentas de telemetria podem indicar a origem exata da produção dos grãos no campo, ou seja, se eles estão sendo produzidos em áreas reservadas para produção agrícola ou se estão avançando para locais que deveriam estar preservados, a exemplo de Unidades de Conservação, Reserva Legal, Áreas de Preservação Permanente, áreas em recuperação etc. Assim, elas permitem a traçabilidade e registro da origem desses produtos.
Tecnologia a favor da continuidade da produção agrícola em época de pandemia
Outro benefício notado nesta época de pandemia é que as tecnologias de agricultura digital têm permitido que produtores, gerentes agrícolas ou os administradores da fazenda acompanhem de maneira remota – da sede da fazenda ou até mesmo das suas casas – as operações agrícolas e o desempenho de suas máquinas na lavoura.
A AgriConnected, startup tecnológica de São Paulo que trabalha com sistemas de telemetria e gestão das operações das máquinas na lavoura desde 2017, reforça esta percepção. Segundo Boris Rotter, Diretor Executivo, nota-se uma procura maior por ferramentas de acesso remoto: “No mês de abril percebemos um aumento na demanda pelo nosso software, pois ele permite que os proprietários das fazendas sigam as recomendações de isolamento social ao mesmo tempo em que acompanham as operações de suas fazendas de suas casas. Muitos deles possuem operações em mais de uma região e com os deslocamentos impedidos, a ferramenta tem sido uma ótima saída para se ter essa visibilidade e controle”.
A equipe multidisciplinar da ECCON está à sua disposição para dúvidas e assessoria técnica ambiental. Nossos parceiros da AgriConnected também ficam à disposição para dúvidas sobre monitoramento de máquinas agrícolas e controle de suas operações.
Para mais informações, entre em contato conosco: contato@wordpress-1196016-4217327.cloudwaysapps.com e contato@agriconnected.com
***
Gostaríamos de convidá-los a enviarem suas críticas e sugestões, as quais serão consideradas e refletidas em nossas cartas.
Yuri Rugai Marinho – ECCON
Barbara Seixas – AgriConnected
Esta carta foi escrita em conjunto com nossos parceiros da AgriConnected, startup voltada para o agronegócio que atua com telemetria de máquinas agrícolas.
A ECCON Soluções Ambientais é uma empresa de regularização ambiental focada na apresentação de soluções ambientais. Nossos profissionais possuem formação nas melhores faculdades do Brasil e experiência técnica para oferecer serviços dinâmicos e com diferentes graus de complexidade. Oferecemos serviços de identificação, diagnóstico e a efetiva regularização ambiental de todo tipo de propriedade ou atividade produtiva desenvolvida dentro das fronteiras do Brasil. Acompanhe-nos na imprensa.
Mensalmente, enviamos cartas aos nossos clientes, parceiros e leitores. Queremos contribuir com as discussões, apresentar propostas e informar sobre as oportunidades de negócios que existem na seara ambiental. Se quiser receber a carta, escreva seu e-mail no quadro abaixo. Boa leitura!