Alto Valor de Conservação (“AVC”) – Vol. 64 – Setembro.2020

Neste volume da carta da ECCON, abordaremos o conceito de Alto Valor de Conservação (“AVC”), termo cada vez mais difundido para a avaliação de atributos socioambientais de áreas de floresta.

Alto Valor de Conservação (“AVC”)

O AVC pode ser entendido como uma ferramenta metodológica que identifica o “valor biológico, ecológico, social ou cultural considerado notavelmente significativo ou de extrema importância em nível nacional, regional ou global”, conforme o Guia para Florestas de Alto Valor para Conservação (PROFOREST, 2003).

O conceito surgiu, originalmente, dentro do sistema de certificação florestal FSC (Forest Stewardship Council). No entanto, por incluir aspectos sociais e culturais, o AVC tem sido expandido para além do setor florestal, sendo incorporado por esquemas de certificação ligados à commodities e biocombustíveis, empresas de cadeia logística e instituições financeiras. Ainda, fora do contexto de certificações, o AVC vem se tornando uma ferramenta com diversas aplicações, incluindo planejamento de uso da terra, defesa da conservação e elaboração de políticas responsáveis de compras e investimentos (governamentais, comerciais e institucionais).

Em linhas mais específicas, o AVC é utilizado para avaliar atributos ambientais, contidos em determinada área, que precisam ser protegidos para assegurar a sua manutenção a longo prazo, especialmente se eles podem ser impactados por práticas realizadas na exploração florestal ou em outros sistemas de produção.

Nesse sentido, o AVC é uma ferramenta que permite quantificar e qualificar valores que fazem uma floresta ser particularmente importante, tais como atributos ecológicos, serviços ecossistêmicos e funções sociais. A identificação desses atributos e o reconhecimento do grau de importância de uma determinada área permite a tomada de decisões racionais de manejo consistentes com a proteção dos valores ambientais e sociais importantes de uma área de floresta.

Definição do AVC em áreas florestadas

Para apoio na interpretação de definições e termos que envolvem o conceito de AVC, bem como diretrizes metodológicas de implantação da ferramenta, são disponibilizados guias de referência, tais como o Guia de Boas Práticas para Avaliações de Altos Valores de Conservação, elaborado pela Organização PROFOREST e Guia Geral para Identificação de Alto Valor de Conservação, desenvolvido pela High Conservation Value (HCV) Resource Network.

As publicações de interpretação nacional, como são chamados os guias, apresentam ainda a definição padronizada das 6 (seis) categorias de AVC utilizadas para enquadramento de áreas de floresta. A categoria “AVC4”, por exemplo, engloba ‘áreas que fornecem serviços ambientais básicos em situações críticas (ex.: proteção de bacias hidrográficas, controle de erosão)‘. A título ilustrativo, áreas florestais em terrenos íngremes montanhosos podem ser caracterizadas com “AVC4”, visto que a vegetação exerce papel importante na sustentação do solo e prevenção à deslizamentos.

De acordo com o Guia para Florestas de Alto Valor para Conservação (PROFOREST, 2003), uma floresta de Alto Valor de Conservação pode ser, por exemplo, uma zona de mata ciliar protegendo um riacho, o qual é a única fonte de água potável para uma comunidade ou um pequeno fragmento de um ecossistema raro. Em outros casos, a floresta de Alto Valor de Conservação pode ser uma área que abriga diversas espécies ameaçadas ou em perigo de extinção. Qualquer tipo de floresta, natural ou plantada, pode potencialmente constituir uma floresta de Alto Valor de Conservação, pois a designação desta deve-se somente à presença de um ou mais atributos de AVC.

Aplicabilidade

A partir da definição dos AVCs de uma área, é possível que os dados sejam utilizados por (i) manejadores florestais, para atingir padrões relacionados a floresta de Alto Valor de Conservação; (ii) certificadores que estejam avaliando florestas de Alto Valor de Conservação; (iii) planejadores ambientais que estejam tentando priorizar diferentes usos da terra; e (iv) compradores, investidores e patrocinadores que estejam implementando políticas relacionadas com o conceito de florestas de Alto Valor de Conservação.

A identificação dos atributos de AVC, realizada por meio do reconhecimento e identificação dos recursos ambientais e sociais de uma área de floresta, vem sendo discernida como uma importante ferramenta para avaliação e diagnóstico de áreas vegetadas, contribuindo, ainda, para  tomadas de decisão que considerem a preservação de áreas de significativa importância biológica, ecológica, social e cultural.

A equipe multidisciplinar da ECCON está à sua disposição para assessoria técnica ambiental. Para mais informações, entre em contato conosco: contato@wordpress-1196016-4217327.cloudwaysapps.com.

***

Gostaríamos de convidá-los a enviarem suas críticas e sugestões, as quais serão consideradas e refletidas em nossas cartas.

Yuri Rugai Marinho
Maria Cecilia Fiordoliva Ferronato

FAÇA PESQUISAS EM NOSSA PLATAFORMA

É só clicar na lupa no canto superior direito do site e digitar o assunto de interesse. São mais de 100 artigos criados pela nossa equipe e colaboradores convidados, tratando os principais temas ambientais.

ECCON Soluções Ambientais é uma empresa de regularização ambiental focada na apresentação de soluções ambientais. Nossos profissionais possuem formação nas melhores faculdades do Brasil e experiência técnica para oferecer serviços dinâmicos e com diferentes graus de complexidade. Oferecemos serviços de identificação, diagnóstico e a efetiva regularização ambiental de todo tipo de propriedade ou atividade produtiva desenvolvida dentro das fronteiras do Brasil. Acompanhe-nos na imprensa.

Mensalmente, enviamos cartas aos nossos clientes, parceiros e leitores. Queremos contribuir com as discussões, apresentar propostas e informar sobre as oportunidades de negócios que existem na seara ambiental. Se quiser receber a carta, escreva seu e-mail no quadro abaixo. Boa leitura!

* Campo obrigatório