Banco de Áreas Verdes – Janeiro.2020

Recente artigo científico elaborado pelo IPAM (Instituto Ambiental de Pesquisa da Amazônia) e pelo centro de pesquisa Woods Hole Research Center mapeou estratégias para redução de desmatamento e estímulo ao desenvolvimento sustentável na Amazônia. A publicação foi apresentada durante a 25ª Conferência do Clima, que aconteceu em dezembro de 2019 em Madri.

O artigo sugere ações em quatro frentes: (i) terras públicas atualmente à mercê da grilagem; (ii) áreas privadas com excedente de vegetação nativa; (iii) propriedades rurais privadas de médio e grande porte e (iv) áreas de produção agrícola familiar.

Destacamos, dentre as ações propostas, a implantação de mecanismos legais previstos no artigo 41 do Novo Código Florestal (Lei n° 12.651/2012), a exemplo do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

É conferido destaque para propriedades privadas que possuem excedente de áreas florestadas para além das áreas protegidas previstas no Novo Código Florestal. De acordo com a pesquisa, a regulamentação do PSA pode evitar o desmatamento legal de 28 milhões de hectares de propriedades particulares na Amazônia.

Os autores citam que a regulamentação do PSA com alta concentração de vegetação nativa geraria rendimentos, reduzindo as cadeias de desmatamento motivadas, entre outros fatores, pelas commodities da região amazônica.

O Banco de Áreas Verdes ECCON estimula a preservação como negócio. Buscamos impulsionar os setores público, privado e sociedade em geral à aderirem ao PSA como instrumento econômico de conservação dos recursos naturais. 

Banco de Áreas Verdes em números

O Banco de Áreas Verdes ECCON cresceu! No último ano, tivemos um incremento significativo de áreas cadastradas junto à maior plataforma online de florestas privadas do mundo. Foram mais de 40 imóveis incluídos, que somam 56.079,68 hectares, dos quais 41.936,77 ha correspondem à vegetação preservada disponível para oportunidades de negócios ambientais.

Ressaltamos que todas as áreas inseridas em nossa plataforma passam por uma triagem prévia de nossa equipe especializada, a fim de facilitar e viabilizar negociações céleres e transparentes.

Somos gratos com o crescimento dessa ferramenta que busca transformar a preservação em negócio.

Esperamos, em 2020, crescer ainda mais!

Faça parte dessa história

Caso tenha interesse na aquisição ou arrendamento de áreas verdes, ou seja proprietário de área com aptidão para compensação ambiental, entre em contato conosco. Veja as opções do nosso banco de áreas.

A ECCON permanece atenta e envolvida nas regulamentações desse mercado promissor, podendo lhe fornecer assessoria para viabilizar a compra, venda ou arrendamento de áreas rurais com floresta. Acompanhe-nos na imprensa.