Banco de Áreas Verdes – Setembro.2019

O fogo na Amazônia, maior floresta tropical do mundo, tem chamado atenção internacional para as pressões do desmatamento e suas consequências alarmantes. Perda da biodiversidade, redução da disponibilidade hídrica e alterações em solos agrícolas e florestais são alguns dos efeitos expressivos da perda de floresta.

Dados do Programa de Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mostram que até meados de agosto de 2019 foram registrados mais de 75 mil focos de queimada. 

A floresta amazônica é grande estocadora de carbono, onde uma árvore de grande porte pode armazenar até 4 toneladas deste elemento químico. Uma vez queimada, a árvore libera todo seu carbono estocado para a atmosfera, tornando-se um catalisador das mudanças climáticas. 

As consequências podem durar décadas. Mesmo que essas áreas se recuperem, a vegetação regenerante terá baixa densidade de madeira e estocagem de carbono. Uma floresta jovem levará anos para atingir os mesmos níveis de serviços ambientais prestados por ecossistemas maduros.

Ainda, especialistas mostram que florestas queimadas na Amazônia têm 25% menos carbono do que matas que não foram acometidas pelo fogo.

Banco de Áreas Verdes da ECCON é um instrumento financeiro de preservação de florestas. Por meio da compensação ambiental, remuneramos proprietários de áreas verdes como contrapartida pela conservação, gerando transferência de recursos e proteção ao meio ambiente.

Garantir a proteção da floresta madura por meio de instrumentos econômico é uma maneira eficiente de preservar e perpetuar os serviços ecossistêmicos prestados pelas áreas verdes. 

Faça parte dessa história

Caso tenha interesse na aquisição ou arrendamento de áreas verdes, ou seja proprietário de área com aptidão para compensação ambiental, entre em contato conosco. Veja as opções do nosso banco de áreas.

A ECCON permanece atenta e envolvida nas regulamentações desse mercado promissor, podendo lhe fornecer assessoria para viabilizar a compra, venda ou arrendamento de áreas rurais com floresta. Acompanhe-nos na imprensa.