Bioeconomia – Vol. 63 – Agosto.2020

Neste volume da carta da ECCON, abordaremos o tema da bioeconomia, assunto amplamente tratado no atual cenário de pandemia.

Conceito

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), a bioeconomia é um modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos. O objetivo é oferecer soluções para a sustentabilidade dos sistemas de produção com vistas à substituição de recursos fósseis e não renováveis.

Por sua vez, a Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) define a bioeconomia como a economia sustentável, que reúne todos os setores da economia que utilizam recursos biológicos (seres vivos).

Em outras palavras, podemos dizer que se trata de um modo de produção que envolve produtos, processos e serviços, nos setores do comércio e da indústria, inserido na estrutura de economia sustentável.

Cenários

Como bem apontam os pesquisadores da EMBRAPA, no Brasil, o termo é novo, mas a ciência não. A bioeconomia já é realidade no país desde a década de 1970, quando foi criado o Programa Nacional do Álcool (Proálcool). Graças a essa iniciativa, surgida na época para enfrentar a crise mundial do petróleo, o Brasil é hoje o segundo maior produtor mundial de etanol e o maior exportador mundial.

O Brasil também é dono da maior biodiversidade de fauna e flora do planeta e a segunda maior área de florestas do mundo, de forma a viabilizar a comercialização de produtos florestais que vão muito além da madeira, envolvendo itens alimentícios, aromáticos, corantes, borrachas, ceras, fibras, oleaginosos e tanantes.

A bioeconomia envolve também a produção de plásticos biodegradáveis, biopolímeros, biopesticidas, pigmentos, alimentos funcionais e biofortificados até medicamentos, fragrâncias e cosméticos.  Com os avanços da biologia sintética, a tendência é que surjam cada vez mais biofármacos, bioinsumos e bioprodutos.

Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a bioeconomia movimenta no mercado mundial cerca de 2 trilhões de euros e gera cerca de 22 milhões de empregos.

Por sua vez, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) apontou, em 2014, que os produtos florestais não madeireiros forneciam alimentos, medicamentos e renda para cerca de 20% da população mundial, especialmente às mulheres e crianças. Segundo a instituição, a bioeconomia pode ajudar e enfrentar problemas globais urgentes, como a fome, a pobreza e as mudanças climáticas.

O Relatório do Desenvolvimento Humano elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) aponta que, em 2011, cerca de 350 milhões de pessoas viviam em florestas ou nas suas proximidades, dependendo destas para a sua subsistência e rendimento.

Destaques para a Amazônia brasileira

Os recentes posicionamentos e exigências de autoridades políticas, empresariais e financeiras do mundo colocam a bioeconomia como solução viável para o planeta. No Brasil, a região norte – em grande parte, com baixos números de Índice de Desenvolvimento Humano –, onde se encontra a Amazônia, é a que apresenta maior potencial. Neste contexto, chamamos atenção para a iniciativa Amazônia Possível, composta por algumas instituições como a Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura, da qual a ECCON é associada. A iniciativa publicou, este ano, o guia “10 Princípios Empresariais para uma Amazônia Sustentável”, que traz os pontos fundamentais para empresas que atuam ou planejam operar no território brasileiro de maneira responsável.

A equipe multidisciplinar da ECCON está à sua disposição para assessoria técnica ambiental. Para mais informações, entre em contato conosco: contato@wordpress-1196016-4217327.cloudwaysapps.com.

***

Gostaríamos de convidá-los a enviarem suas críticas e sugestões, as quais serão consideradas e refletidas em nossas cartas.

Yuri Rugai Marinho
Milena Gomes Talavera Gaspareto

FAÇA PESQUISAS EM NOSSA PLATAFORMA

É só clicar na lupa no canto superior direito do site e digitar o assunto de interesse. São mais de 100 artigos criados pela nossa equipe e colaboradores convidados, tratando os principais temas ambientais.

ECCON Soluções Ambientais é uma empresa de regularização ambiental focada na apresentação de soluções ambientais. Nossos profissionais possuem formação nas melhores faculdades do Brasil e experiência técnica para oferecer serviços dinâmicos e com diferentes graus de complexidade. Oferecemos serviços de identificação, diagnóstico e a efetiva regularização ambiental de todo tipo de propriedade ou atividade produtiva desenvolvida dentro das fronteiras do Brasil. Acompanhe-nos na imprensa.

Mensalmente, enviamos cartas aos nossos clientes, parceiros e leitores. Queremos contribuir com as discussões, apresentar propostas e informar sobre as oportunidades de negócios que existem na seara ambiental. Se quiser receber a carta, escreva seu e-mail no quadro abaixo. Boa leitura!

* Campo obrigatório