Automação e viabilidade de projetos no mercado de carbono – Vol. 110 – Setembro.2024
Neste volume da Carta da ECCON, abordaremos oportunidades na automação de análise de viabilidade de projetos de restauração voltados para o mercado de carbono.
Contexto
O desmatamento no Brasil é um dos maiores desafios ambientais enfrentados pelo país, e ameaça a maior floresta tropical do planeta: a floresta amazônica. Por ter dimensões continentais, além da Amazônia, o Brasil ainda tem outros 5 biomas também ameaçados: Cerrado (savana mais biodiversa do mundo), Pantanal, Pampa, Caatinga e Mata Atlântica (floresta com maior biodiversidade do planeta).
Além da diversidade ecológica, o Brasil abriga diferentes realidades socioeconômicas, o que torna desafiador a aplicação de práticas de restauração adequadas a cada contexto. Um projeto de restauração de vegetação nativa é um processo estruturado que visa assistir a recuperação de ecossistemas que foi ou tem sido degradado, danificado ou destruído. A implantação da restauração exige a construção cuidadosa de diversas fases, a começar pela definição dos objetivos a serem alcançados, diagnóstico ambiental, social e de viabilidade, e, por fim, execução e monitoramento.
O diagnóstico ambiental, por exemplo, busca a identificação da situação ambiental das áreas, tipos de uso do solo e uso dominante (também chamada de matriz da paisagem), estado de degradação de cobertura de vegetação presente na área foco e no entorno, avaliação do potencial de regeneração natural da área, além dos critérios de elegibilidade, caso se pretenda selecionar uma metodologia para a elaboração de um projeto de carbono.
Automação da viabilidade de restauração de vegetação nativa
Em termos simples, a automação de processos pode ser entendida como o uso de tecnologias para realizar tarefas repetitivas e padronizadas de forma automática, sem a necessidade de intervenção humana. Na prática, é um script usado como ferramenta que executa uma série de ações, seguindo instruções pré-definidas.
A automação é um grande aliado, especialmente na viabilidade de restauração de cobertura vegetal nativa. Ao integrar tecnologias como geoprocessamento, sensoriamento remoto e programação, a automação viabiliza análises de muitos e complexos dados de forma mais precisa, rápida e abrangente, otimizando o uso de recursos, garantindo eficiência e acelerando o processo para tomadas de decisão.
Para analisar a viabilidade de restauração de um imóvel, são considerados, no mínimo, o uso e cobertura de solo, a infraestrutura existente, acessos, rodovias e hidrografia. Na ECCON, essa análise é realizada com códigos em Python.
Iniciamos com a verificação da integridade do polígono que delimita o imóvel ou sua parcela. Em seguida, fazemos análises de uso e cobertura do solo com base nos dados do MapBiomas, identificação de rodovias, corpos hídricos e proteções ambientais, como Unidades de Conservação (UC), Terras Indígenas (TI) e Quilombolas, além de premissas metodológicas, em caso de projetos de carbono, e critérios agronômicos. Os resultados dessas análises geram indicadores que sinalizam as restrições ou a viabilidade de restauração da vegetação nativa.
Resultados e oportunidades
Dentre os benefícios do uso da automação, destaca-se a eliminação de tarefas repetitivas, liberando tempo para atividades mais estratégicas. Além disso, reduz erros humanos e melhora a qualidade dos resultados, tornando os processos mais consistentes e confiáveis, além de reduzir custos por permitir que as pessoas envolvidas no processo foquem em atividades que exigem mais criatividade e pensamento analítico.
É possível analisar grandes áreas em um curto período, o que é crucial para projetos de restauração em larga escala. Os dados são analisados de forma padronizada e com menos viés, o que aumenta a confiabilidade dos resultados e facilita a comparação entre diferentes áreas e pessoas.
Essas ferramentas também podem ser integradas a outras plataformas e sistemas de informação geográfica possibilitando a geração de produtos cartográficos e relatórios personalizados. Possibilita, por fim, o monitoramento contínuo da evolução da restauração, facilitando a identificação de áreas que requerem intervenções adicionais e a avaliação do impacto das ações implementadas.
A ECCON Soluções Ambientais possui equipe experiente e capacitada para auxiliar sua empresa a realizar a análise automatizada da viabilidade de projetos de restauração, além de desenvolver projetos sob medida desde o planejamento até a implementação e monitoramento. Para mais informações, acesse nosso site ou entre em contato: contato@ecconsa.com.br.
Lucas Marcone dos Santos
Anne Karoline de Oliveira
Fernando Montanari
Yuri Rugai Marinho
FAÇA PESQUISAS EM NOSSA PLATAFORMA
É só clicar na lupa no canto superior direito do site e digitar o assunto de interesse. São mais de 100 artigos criados por nossa equipe e colaboradores, tratando os principais temas ambientais.