Neste volume da Carta da ECCON, abordaremos a aplicação do MoniTech, ferramenta de monitoramento de fogo da ECCON, e sua aplicação para prevenção e controle de incêndios.

Contexto

A gestão de imóveis e recursos naturais é cada vez mais desafiadora no contexto de mudanças climáticas. Quase um quarto do Brasil já queimou, considerando o período de 1985 e 2023, conforme aponta o MapBiomas.

Mais de dois terços da área afetada por fogo (68,4%) foi de vegetação nativa; aproximadamente um terço (31,6%) em área antropizada, como pastagem e agricultura. Quase metade (46%) da área queimada está concentrada em três estados: Mato Grosso, Pará e Maranhão e 60% de toda área queimada aconteceu em imóveis privados.

As queimadas, intensificadas por mudanças climáticas e uso inadequado do solo, prejudicam tanto o meio ambiente quanto a economia das regiões afetadas, exigindo ações de prevenção e controle para conservar ecossistemas, proteger comunidades e estabilizar o clima.

Embora aconteçam localmente, os incêndios florestais causam impactos que vão além das fronteiras dos países. A destruição de habitats e o risco para espécies endêmicas são acompanhados pela liberação de gases de efeito estufa, que contribuem para o aquecimento global e as mudanças climáticas. Além disso, a poluição afeta a saúde pública, aumentando casos de doenças respiratórias e cardiovasculares.

Para enfrentar esses desafios, projetos que combinam tecnologia e sustentabilidade têm sido uma resposta eficaz. Com o uso de sensores remotos, análises geoespaciais e inteligência artificial, é possível detectar focos de incêndio de forma mais rápida e precisa, superando os métodos tradicionais. Essas tecnologias melhoram a resposta a incêndios e ajudam no planejamento de ações preventivas e de restauração.

Para atender essa demanda, a equipe técnica da ECCON Soluções Ambientais desenvolveu o MoniTech, uma ferramenta de monitoramento contínuo de focos de incêndio com base em dados de satélites, banco de dados geográficos e algoritmos geoespaciais.

Essa solução oferece a proprietários de imóveis e gestores públicos um sistema eficiente de monitoramento, permitindo respostas rápidas a incêndios e contribuindo para a conservação ambiental e segurança de pessoas.

Monitoramento de Fogo da ECCON

Com o sistema de sensoriamento remoto, a ferramenta monitora continuamente propriedades rurais e identifica focos de incêndio em tempo real. As imagens de satélite oferecem uma visão detalhada do terreno, facilitando respostas rápidas e coordenadas.

Além de identificar focos de incêndio, cria zonas de segurança ao redor das áreas monitoradas, ajudando na prevenção. Envia alertas personalizados diariamente aos responsáveis, com mapas e informações para facilitar a tomada de decisão.

Ao prevenir incêndios, o sistema contribui para a conservação da biodiversidade, manutenção da qualidade dos recursos naturais e apoio ao desenvolvimento rural sustentável.

Resultados e Oportunidades

A ECCON monitora, atualmente, mais de 600.000 hectares em todo o Brasil, englobando os biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, alcançando resultados expressivos na proteção ambiental e na segurança das propriedades rurais.

A precisão e a agilidade do sistema na identificação de focos de incêndio reduziram significativamente os danos, minimizando os impactos nas áreas monitoradas e ajudando a manter projetos de conservação e reflorestamento. O monitoramento contínuo permite, também, o planejamento de ações preventivas de longo prazo.

A tecnologia da ECCON também apoia diretamente projetos de carbono florestal. A conservação das florestas é fundamental para a geração de créditos de carbono. As áreas monitoradas ajudam a garantir serviços ecossistêmicos, como a regulação do clima, conservação da biodiversidade e manutenção dos recursos hídricos.

Além dos benefícios ambientais, o MoniTech gera oportunidades econômicas e sociais. A prevenção de incêndios protege propriedades rurais de perdas financeiras e beneficia as comunidades que dependem dos ecossistemas para sua subsistência. A conservação das florestas também valoriza as terras, tornando-as elegíveis para programas de incentivo à conservação ambiental.

Parceria da ECCON com Instituto Alok

Além da atuação com clientes privados e entes públicos, a ECCON firmou parceria com o Instituto Alok no âmbito do projeto “Faça Florescer Floresta – Campo da Fartura”, no Estado do Acre. Essa iniciativa, com coordenação técnica da SOS Amazônia e parceria com o Centro Huwâ Karu Yuxibu e Airbnb, está restaurando 70 mil metros quadrados de uma área degradada por uma queimada criminosa em 2019.

O objetivo é transformar o local em uma agrofloresta, unindo conservação e desenvolvimento sustentável. A Brigada de Incêndio Joane Jerônimo, que atua no território no combate a incêndios, com o apoio da nova ferramenta de monitoramento de fogo, terá um papel estratégico na proteção do território. Com essa tecnologia, a brigada poderá atuar de maneira mais eficiente, em tempo adequado e avaliar a dinâmica de comportamento do fogo na região.

Com um papel importante na prevenção e controle de incêndios, o MoniTech da ECCON é uma ferramenta essencial para empresas e proprietários rurais interessados em investir em sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

A ECCON Soluções Ambientais conta com uma equipe experiente e capacitada para ajudar sua empresa a realizar o monitoramento automatizado de incêndios. Desenvolvemos soluções personalizáveis para atender às necessidades específicas de cada projeto, desde a análise inicial até a execução e o monitoramento contínuo.

Fomos, ainda, destaque na reportagem do portal Um Só Planeta, que abordou nossa parceria com o Instituto Alok para o monitoramento de queimadas em florestas no Acre. Clique aqui e confira a matéria completa.

Para mais informações, visite nosso site ou entre em contato: contato@ecconsa.com.br.

Felicia França
Fernando Montanari
Marina Monne de Oliveira
Yuri Rugai Marinho

Inscreva-se!

* indica obrigatório