Neste volume da Carta da ECCON, abordaremos as iniciativas da ECCON, seus clientes e parceiros que marcaram a construção de uma forte agenda positiva do Brasil durante a Climate Week NYC 2025, um dos principais eventos que abordam questões ambientais e climáticas do mundo, na cidade de Nova York.
Contexto
A imagem que a comunidade internacional tem do Brasil, em questões ambientais e climáticas, não costumam ser positiva. Especialistas climáticos e negociadores profissionais sabem que o Brasil é uma das principais lideranças e referências do planeta, mas o mesmo não acontece com o cidadão médio: é muito mais comum associar o Brasil com desmatamento e subdesenvolvimento.
Por isso, é importante que delegações brasileiras sejam cada vez mais presentes e ativas nos encontros internacionais, envolvendo governo, empresas e academia.
Climate Crossroads: From Forests and Food Systems to Finance and Carbon Markets
Com o objetivo de agregar o maior número possível de lideranças brasileiras e internacionais em um espaço representativo, criamos uma parceria entre ECCON Soluções Ambientais, O Mundo Que Queremos e a New York University e realizamos um evento no dia 22 de setembro, que contou com mais de 300 pessoas ao longo do dia, com a realização de 6 painéis compostos por 26 especialistas de vários países.
Tivemos apoio institucional da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e patrocínio da Vale, Citrosuco, Pragma Soluções Sustentáveis, S2F Partners, Instituto Arapyaú, Ação Cidadania e Instituto Clima e Sociedade (iCS).
O evento teve grande repercussão e contou com o lançamento da nova edição da obra “Soluções em Clima e Natureza do Brasil”, produzido pelo Instituto Arapyaú e o Itaúsa. Também teve a divulgação de uma nova metodologia de projetos de carbono a serem gerados com a reciclagem de resíduos, anunciada pela Pragma Soluções Sustentáveis e S2F Partners, em parceria com a ECCON Soluções Ambientais.
Houve, também, um posicionamento do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), apontando o trabalho da ONU com refugiados no Brasil e os impactos em conservação e restauração de áreas florestais. A ACNUR e a ECCON assinaram acordo para estudo de viabilidade de projetos de reflorestamento no estado de Roraima. Financiada pelo fundo internacional Refugee Environmental Protection (REP), a iniciativa vai identificar projetos com potencial de implementação por meio do mercado de carbono que favoreçam comunidades locais e de refugiados em terras degradadas, promovendo benefícios ambientais e sociais de longo prazo.
Na imprensa, o evento teve menções no Um Só Planeta e no O Eco.
NbS Carbon Credits: Forest as a Climate Solution
Com o objetivo de atualizar o mercado sobre a primeira plataforma de registro primário de carbono do Brasil, as empresas B3, ECCON Soluções Ambientais, Reservas Votorantim e AirCarbon Exchange (ACX) promoveram este evento dentro da Climate Week NYC no dia 24 de setembro e compartilharem detalhes da metodologia PSA Carbonflor, sua aplicação no Legado das Águas e as operações de venda com as empresas Motiva e EY.
O desenvolvimento de metodologias tropicalizadas, assim como processos nacionais de certificação e registro de projetos, são demandas cada vez mais frequentes do mercado. A escalabilidade e confiabilidade do mercado de carbono depende de processos e plataformas mais simples e transparentes, o que vem sendo atendido pela plataforma da B3.
Acompanhe, abaixo, os desdobramentos do evento na imprensa.
First Results of PSA Carbon Agro
Este evento foi realizado em parceria entre ECCON Soluções Ambientais, Citrosuco e Reservas Votorantim no dia 25 de setembro para apresentar os resultados iniciais da metodologia PSA Carbon Agro Perene, voltada para práticas agrícolas. O evento também fez parte da agenda oficial da Climate Week NYC.
Compartilhamos as métricas utilizadas para mensuração de resultados e os impactos já observados em campo. Também debatemos os próximos passos para a escalabilidade do modelo, mostrando como a agricultura pode gerar valor ambiental mensurável e gerar safras de créditos de carbono.
As discussões reforçaram o potencial do Brasil em conectar práticas agrícolas responsáveis à agenda global de soluções climáticas, integrando conservação ambiental, inovação e geração de valor econômico.
Can Carbon Projects Actually Be Community-Led
Participamos, em 23 de setembro, deste evento organizado pela Health in Harmony, uma importante organização não governamental que trabalha com comunidades de florestas tropicais para reverter desmatamento e canalizar financiamento para resguardar seu modo de vida, práticas tradicionais e autodeterminação. Discutiu-se a importância das soluções determinadas pelas comunidades para que projetos de carbono entreguem resultados que garantam as prioridades locais e direitos dos povos da floresta.
Foi mencionada a parceria entre a ECCON e o Health in Harmony no engajamento de uma comunidade indígena para a transferência de conhecimento sobre pagamento por serviços ambientais. No projeto, serão feitos trabalhos de campo para compartilhamento de conhecimento técnico e tradicional e colheita de reações sobre o pagamento por serviços ambientais em território indígena para futura geração de créditos de carbono.
Temos nos dedicado cada vez mais a organizar discussões e eventos em diferentes lugares do mundo para contribuir com a agenda positiva do Brasil.
Este ano, em Nova York, além dos nossos eventos, participamos de fóruns de debate preparados por nossos parceiros e clientes, com destaque para o Pacto Global da ONU, Brazil Climate Summit, Citrosuco, Reservas Votorantim, United Nations Framework Convention on Climate Chance (UNFCCC), KKR, Latham & Watkins, LEAF Coalition e Cubo Itaú.
Somos gratos pelas oportunidades mútuas criadas. Escutamos ativamente os anseios, preocupações e soluções propostas, ao mesmo tempo em que compartilhamos nossos 11 anos de história e mais de 500 projetos realizados.
Para mais informações, acesse nosso site ou entre em contato: contato@ecconsa.com.br.