Geotecnologias – Vol. 69 – Fevereiro.2021

Neste volume da carta da ECCON, abordaremos o uso de geotecnologias em processos de avaliação ambiental por meio de veículos aéreos não tripulados (“VANT”), popularmente conhecidos como drones.

Avaliação ambiental

Como se sabe, os serviços de avaliação ambiental englobam procedimentos complexos, que envolvem a coleta e tratamento de dados qualitativos e quantitativos da área de interesse, definidos de acordo com o escopo do estudo e o nível de informações que se deseja obter, de forma a levantar dados que subsidiem a caracterização de determinada área.

Como exemplo, podemos citar o processamento de imagens, parte fundamental da avaliação ambiental. A leitura imagética permite ao consultor obter e interpretar diversas informações ambientais, bem como geolocalizá-las com o auxílio de ferramentas de Sistema de Informação Geográfica (“SIG”), e traduzi-las em produtos pertinentes ao objetivo que se deseja alcançar.

A forma mais comum de aquisição de imagens ocorre por meio de visitas a campo, nas quais são obtidas fotos de superfície com o uso de câmeras convencionais, o que pode não permitir uma observação completa da paisagem, a depender das condições físicas, meteorológicas e de acesso ao local.

Outra alternativa são os bancos de imagens de satélite, disponibilizadas por instituições que realizam pesquisas espaciais, tais como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (“INPE”), no Brasil, ou o United States Geological Survey (“USGS”), nos EUA. Tais imagens, apesar de também apresentarem qualidade adequada para análises, possuem limitações. Condições de nebulosidade e a cobertura de nuvens em períodos de revisita do satélite podem comprometer a resolução de imagens em determinadas datas, prejudicando o diagnóstico de características ambientais.

Uso de drones

Com o advento dos drones, a obtenção de imagens foi facilitada, tornando-se mais acessível e confiável. O consultor pode, de forma independente, conseguir informações completas sob diferentes perspectivas de determinada área e, caso encontre condições de tempo adversas, a coleta pode ser facilmente repetida, sem estar sujeita a deslocamentos complexos ou condições limitantes de acesso.

O uso de drones vem proporcionando uma nova perspectiva para o uso e aplicação de geotecnologias na atuação de profissionais no ramo da consultoria ambiental. Vantagens como a alta resolução de imagens, pilotagem do aparelho de forma remota, sensores de alta precisão e grande autonomia de bateria e distância de voo permitidas pela ferramenta, fazem com que essa tecnologia seja cada vez mais difundida para o reconhecimento de territórios.

Os drones podem apresentar diversos tipos de sensores (câmeras) que vêm sendo desenvolvidos para diferentes propósitos. Além de câmeras convencionais, é possível embarcar nos drones sensores como o RGB (sigla para “Red, Green and Blue”), que permite verificar a cor real da paisagem, possibilitando para o mapeamento de áreas em alta resolução.

Além de captarem imagens de maior resolução em tempo real, sensores RGB são capazes de coletar dados de topografia do terreno ou dados quantitativos para cálculos de área, perímetro e volume e até mesmo índices de cobertura vegetal para análises diversas. É, portanto, um instrumento bastante útil para serviços que demandam o conhecimento detalhado sobre o uso do solo de uma área.

Um exemplo prático que vale citação é o da World Wildlife Fund (“WWF”), organização que atua com conservação ambiental e que, por meio do Projeto Ecodrones Brasil, avalia o uso da tecnologia de diversos modelos e sensores de drones para conservação da natureza e mede os resultados dessa aplicação no país. São avaliados os usos de drones em áreas de recuperação ambiental, manejo de unidades de conservação e monitoramento de mamíferos no bioma cerrado, por exemplo.

Mercado em ascensão

É notório o avanço da geotecnologia que, associada a outras inovações, permite inúmeras aplicações no campo do gerenciamento ambiental, agregando agilidade e alta confiabilidade nas análises. As diversas possibilidades de uso de drones, com foco na realização de mapeamentos e monitoramentos mais eficientes, otimizam análises e trazem benefícios e novos entendimentos aos profissionais que atuam com projetos de avaliação ambiental.

A equipe multidisciplinar da ECCON está à sua disposição para fornecer detalhes a respeito do uso de drones em avaliações ambientais. Para mais informações, entre em contato conosco: contato@wordpress-1196016-4217327.cloudwaysapps.com

***

Gostaríamos de convidá-los a enviarem suas críticas e sugestões, as quais serão consideradas e refletidas em nossas cartas.

Yuri Rugai Marinho 
Camilla Olival

Equipe

ECCON é uma empresa de regularização ambiental focada na apresentação de soluções ambientais. Nossos profissionais possuem formação nas melhores faculdades do Brasil e experiência técnica para oferecer serviços dinâmicos e com diferentes graus de complexidade. Oferecemos serviços de identificação, diagnóstico e a efetiva regularização ambiental de todo tipo de propriedade ou atividade produtiva desenvolvida dentro das fronteiras do Brasil. Acompanhe-nos na imprensa.

Nossa equipe se fortalece ainda mais com os parceiros e consultores que atuam em projetos específicos, de acordo com a demanda e expertise de cada um.

* Campo obrigatório