Inovações Tecnológicas de Caráter Ambiental – Vol. 76 – Setembro.2021

Neste volume da carta da ECCON, abordaremos aspectos de inovações tecnológicas de caráter ambiental em empreendimentos.

Contexto

Já em 1983, no estabelecimento da Comissão Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (“CMMAD”), eram destacados os benefícios da utilização das tecnologias em prol das – já urgentes – questões ambientais. Segundo a CMMAD, “novas tecnologias oferecem grandes oportunidades para elevar a produtividade e os padrões de vida, melhorar a saúde e conservar as bases dos recursos naturais”. Assim, ideias de vincular os princípios econômicos de desenvolvimento aos princípios ambientais de conservação dos recursos naturais começaram a ganhar voz.

Paralelamente, nas últimas décadas, o termo gestão ambiental ganhou força, podendo ser considerado como um conjunto de políticas e práticas administrativas operacionais que levam em conta a saúde e a segurança das pessoas e a proteção do meio ambiente por meio da eliminação ou minimização de impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento, implantação, operação, ampliação, realocação ou desativação de empreendimentos ou atividades, incluindo-se todas as fases do ciclo de vida do produto.

Nesse sentido, a aplicação de inovações tecnológicas tem sido uma grande aliada da gestão ambiental de empreendimentos diversos, a fim de torná-la cada vez mais eficiente.

As tecnologias ambientais podem estar voltadas para diferentes setores: utilização de energias limpas (eólica e solar, por exemplo) na cadeia de produção e implantação do empreendimento, tecnologia da informação, tratamento de efluentes e resíduos, dentre outras. De maneira geral, tornam os processos produtivos mais ecológicos.

Mais recentemente, novos conceitos e ideias foram adicionados: sustentabilidade e ESG (environmental, social and governance), por exemplo. A esses conceitos, a inovação tecnológica também é integralmente aplicável, principalmente quando se buscam melhores resultados econômicos, sociais e ambientais em comparação com alternativas tradicionais. Não se trata apenas de reduzir impactos negativos, mas de adicionar benefícios concretos.

Aplicabilidade

De maneira geral, na esfera ambiental, as tecnologias podem ser eletrônicas, mecânicas ou manuais, contanto que tenham como objetivo minimizar o consumo de recursos naturais e não renováveis, e diminuir a quantidade de resíduos produzidos. Na prática, são exemplos de aplicação de tecnologias ambientais:

  1. Utilização de matérias-primas de baixo impacto ambiental;
  2. Reaproveitamento e mínimo desperdício dos produtos finais;
  3. Uso de materiais reciclados;
  4. Captação e reutilização de água;
  5. Utilização de energias renováveis;
  6. Arquitetura verde ou sustentável;
  7. Neutralização de carbono.

Diante do evidente cenário das mudanças climáticas, faz-se urgente a utilização dessas ferramentas tecnológicas para geração de alternativas rentáveis e positivas para instalação de empreendimentos e organizações ambientais, de forma a atender as necessidades atuais da sociedade, o crescimento econômico, sem comprometer as futuras gerações, ou seja, reduzindo de forma significativa o impacto de suas ações.

A equipe da ECCON desenvolve e apoia a utilização das ferramentas tecnológicas ambientais e está à sua disposição para todo tipo de apoio técnico. Para mais informações, entre em contato conosco: contato@wordpress-1196016-4217327.cloudwaysapps.com.

***

Gostaríamos de convidá-los a enviarem suas críticas e sugestões, como quais serão considerados e refletidas em nossas cartas.

Yuri Rugai Marinho 
Daniela Gennari

FAÇA PESQUISAS EM NOSSA PLATAFORMA

É só clicar na lupa no canto superior direito do site e digitar o assunto de interesse. São mais de 100 artigos criados por nossa equipe e colaboradores, tratando os principais temas ambientais.

Equipe

ECCON  é uma empresa de regularização ambiental focada na apresentação de soluções ambientais. Nossos profissionais possuem formação nas melhores faculdades do Brasil e experiência técnica para oferecer serviços dinâmicos e com graus diferentes de especialização. Registro serviços de identificação, diagnóstico e a efetiva regularização ambiental de todo tipo de propriedade ou atividade produtiva desenvolvida dentro das fronteiras do Brasil. Acompanhe-nos na imprensa.

Nossa equipe se fortalece ainda mais com os parceiros e consultores que atuam em projetos específicos, de acordo com a demanda e expertise de cada um.

* Campo obrigatório