Análise de risco costeiro – Vol. 82 – Março.2022

Neste volume da carta da ECCON, abordaremos a necessidade de análise de risco costeiro frente às mudanças climáticas e o aumento do nível do mar.

Publicações científicas

No mês de fevereiro deste ano, o IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) publicou o relatório Climate Change 2022: Impacts, Adaptation and Vulnerability, parte integrante do sexto relatório de avaliação das mudanças climáticas. Esta publicação foca na análise dos impactos, riscos e medidas de adaptação frente às mudanças climáticas.

No texto, um conceito bastante presente é o de risco, definido como o potencial para consequência adversas em sistemas humanos e ecológicos. No contexto do relatório, o risco pode advir de interações relacionados ao clima e que coloquem esses sistemas em perigo. Para diminuir estes efeitos, são propostas medidas de adaptação. O relatório destaca que já se nota no planeta um movimento para adaptação e diminuição da vulnerabilidade, todavia, de forma heterogênea e desproporcional em escala global.

Essas adaptações atenuam o risco nos sistemas humanos e ecológicos em dois fatores: a exposição e a vulnerabilidade. A exposição é a presença humana, da biodiversidade, dos ecossistemas, das infraestruturas e dos ativos em locais que podem ser impactados. Já a vulnerabilidade é a predisposição que o elemento atingido tem de ser impactado, envolvendo conceitos de sensibilidade, suscetibilidade e resiliência.

Aumento do nível do mar

Um dos impactos das mudanças climáticas que afetará a população humana e os ecossistemas é o contínuo e acelerado processo de aumento do nível do mar, o qual irá afetar as cidades e infraestruturas costeiras. A região próxima à costa, paradoxalmente, é a que mais cresce em população no mundo. Desta forma, o número de pessoas em risco, associado à perda de biodiversidade, irá progressivamente aumentar.

De acordo com o relatório, o aumento de 0,15 metros do nível médio do mar irá afetar aproximadamente 20% da população global, e esta exposição dobra com um aumento de 0,75 metros. É estimado, para 2100, que o valor de ativos em risco devido ao aumento do nível médio do mar seja de 7,9 a 14,2 trilhões de dólares. À medida que as mudanças climáticas avançarem, o custo com a manutenção e reconstrução de infraestrutura urbana irá aumentar significativamente.

Análise de risco costeiro

Para mapeamento das consequências das mudanças climáticas, é necessária a análise de riscos. Esta ferramenta utiliza soluções de modelagem geoespacial, análise de dados e solução de adaptação para diversos ativos, sejam eles empresariais ou residenciais. A partir desta análise, é possível elaborar mapas ilustrando a profundidade de inundações de aumento de nível do mar, de rios e ressacas. Esta avaliação pode ser realizada para uma única propriedade ou múltiplas localidades, como um loteamento ou um bairro, adicionando uma nova variável à gestão de riscos.

Como resultado desta análise, é possível calcular o custo da mitigação ou adaptação do risco, para qualquer propriedade. Esta informação é um importante subsídio para a tomada de decisão, tais como se o dano pode ser coberto com um seguro, ou se há a necessidade de construção de alguma estrutura, ou mesmo a realocação do ativo, entre outras diversas possibilidades.

***  

A equipe da ECCON pode te apoiar com a análise de riscos ambientais, inclusive em ambiente costeiro. Para mais informações, entre em contato conosco: contato@wordpress-1196016-4217327.cloudwaysapps.com.

Yuri Rugai Marinho 
Fernando Montanari  
Leonardo Bezerra

FAÇA PESQUISAS EM NOSSA PLATAFORMA

É só clicar na lupa no canto superior direito do site e digitar o assunto de interesse. São mais de 100 artigos criados por nossa equipe e colaboradores, tratando os principais temas ambientais.

Equipe

ECCON  é uma empresa de regularização ambiental focada na apresentação de soluções ambientais. Nossos profissionais possuem formação nas melhores faculdades do Brasil e experiência técnica para oferecer serviços dinâmicos e com graus diferentes de especialização. Registro serviços de identificação, diagnóstico e a efetiva regularização ambiental de todo tipo de propriedade ou atividade produtiva desenvolvida dentro das fronteiras do Brasil. Acompanhe-nos na imprensa.

Nossa equipe se fortalece ainda mais com os parceiros e consultores que atuam em projetos específicos, de acordo com a demanda e expertise de cada um.

* Campo obrigatório