Inovação na prestação de serviços – Vol. 86 – Agosto.2022

Neste volume da carta da ECCON, abordaremos a importância e a necessidade da inovação na prestação de serviços que envolvem consultoria e negócios ambientais.

Entendendo a inovação

A inovação não está necessariamente relacionada com o uso de tecnologia avançada e grandes investimentos, como se costuma imaginar. Inova-se sempre que um produto ou processo é aprimorado ou realizado de forma diferente ao tradicional.

O Manual de Oslo, publicação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), define a inovação como um produto ou processo novo ou aprimorado que difere dos realizados anteriormente e que tenha sido introduzido no mercado ou colocado em uso. Neste conceito, não basta a inovação existir por si só, ela precisa ser colocada em prática. 

Peter Drucker conceituou a inovação como um ato de atribuir novas capacidades aos recursos (humanos e de processos) existentes para gerar riqueza. Assim como apontado no Manual de Oslo, Drucker acredita que a inovação precisa ser praticada. Essa característica da inovação a difere do conceito de invenção. O conhecido Graham Bell, como se sabe, inventou o telefone, mas quem inovou no conceito foram as primeiras empresas telefônicas que utilizaram a invenção e a colocaram no mercado a serviço do público.

Da aviação à vacina contra a Covid, percebe-se que a inovação não é uma atividade recente, e não irá cessar em breve, mas sim um processo ligado às empresas e à sociedade.

Existem inúmeros exemplos de inovação no mundo, tal como a Philip Morris, que atualmente investe bilhões de dólares para substituir seu principal produto: os cigarros. Ou mesmo a Apple, com a criação do iPod, iPhone e Mac.

Como a ECCON vem inovando 

Na ECCON, a inovação começou exatamente no dia de sua fundação: a empresa nasceu para aprimorar os negócios ambientais no Brasil. 

Com o propósito de fomentar o mercado ambiental, a ECCON foi a primeira empresa de consultoria ambiental no Brasil a elaborar uma carta mensal gratuita de negócios ambientais, há quase 10 anos. A Carta de Negócios Ambientais já foi referenciada nos grandes veículos de mídia e vem fazendo da geração e do compartilhamento de conteúdo um traço forte da nossa identidade. 

Também foi pioneira ao criar um Banco de Áreas Verdes (atualmente ECCON Data). Criado em 2018, é atualmente o maior do planeta, com grande foco na geração e comercialização de créditos de carbono.  

Em 2019, a ECCON criou o projeto Preservadores do Brasil, uma iniciativa audiovisual para apoiar os preservadores de floresta, apontando detalhes, dificuldades e oportunidades na preservação ambiental. O projeto engajou milhares de proprietários e apoiadores, com o início de uma websérie que foi reconhecida pela Secretaria Especial de Cultura do Brasil. 

Na área de mudanças climáticas, a ECCON foi pioneira em desenvolver um projeto de carbono (REDD) em formato agrupado e oferecê-lo sem custos para pequenos proprietários conservacionistas, de forma inédita no bioma Cerrado e também para a Amazônia. Ainda, desenvolveu uma metodologia de Pagamento por Serviços Ambientais, totalmente nacional, construída para a realidade e o arcabouço legal encontrado no Brasil, de forma a remunerar o pequeno proprietário em qualquer bioma que estiver inserido. 

Em 2020, a ECCON não teve dificuldades de adaptar sua forma de trabalho ao cenário imposto pela pandemia, incorporando tecnologias que permitiram o trabalho remoto em escritório e no campo. Iniciou a aquisição de drones e diferentes tipos de sensores para as mais diversas finalidades.  

O momento atual e a criação da ECCON LAB 

Em 2021 e 2022, a equipe expandiu tanto que o antigo escritório ficou pequeno. Estamos partindo para um espaço maior, onde haverá significativo investimento em sustentabilidade, bem estar e tecnologia. Contaremos, também, com um espaço dedicado para nossas atividades de inovação: a ECCON LAB.

O conceito do nosso novo escritório é pautado na redução de resíduos (durante e após a obra) e na aplicação dos conceitos de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), sob coordenação da arquiteta Karyna Kyriazi. Todos os fornecedores passam por uma avaliação prévia de critérios de sustentabilidade e apenas aqueles que possuem maior alinhamento com o propósito da ECCON são selecionados.

***

A ECCON incentiva o pensamento criativo e, consequentemente, consegue trazer soluções inovadoras aos seus clientes. Para mais informações, entre em contato: contato@wordpress-1196016-4217327.cloudwaysapps.com

Yuri Rugai Marinho 
Fernando Montanari

FAÇA PESQUISAS EM NOSSA PLATAFORMA

É só clicar na lupa no canto superior direito do site e digitar o assunto de interesse. São mais de 100 artigos criados por nossa equipe e colaboradores, tratando os principais temas ambientais.

Equipe

ECCON  é uma empresa de regularização ambiental focada na apresentação de soluções ambientais. Nossos profissionais possuem formação nas melhores faculdades do Brasil e experiência técnica para oferecer serviços dinâmicos e com graus diferentes de especialização. Registro serviços de identificação, diagnóstico e a efetiva regularização ambiental de todo tipo de propriedade ou atividade produtiva desenvolvida dentro das fronteiras do Brasil. Acompanhe-nos na imprensa.

Nossa equipe se fortalece ainda mais com os parceiros e consultores que atuam em projetos específicos, de acordo com a demanda e expertise de cada um.

* Campo obrigatório