Neste volume da carta da Eccon Soluções Ambientais, abordaremos as oportunidades que os bancos brasileiros têm vislumbrado no âmbito dos esforços mundiais de contenção das mudanças climáticas.

O assunto ganhou força com a participação da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) na Conferência das Partes (COP-21) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima ocorrida em Paris, em dezembro de 2015. Nessa oportunidade, foi assinado um Protocolo de Boas Práticas Socioambientais entre o Setor Financeiro Brasileiro e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. No protocolo, as instituições financeiras assumem obrigações de caráter socioambiental. O monitoramento e relatório anual das emissões de gases de efeito estufa que estejam direta e indiretamente relacionadas às suas operações é um dos exemplos.

É possível notar que o setor financeiro está engajado em ampliar o mercado de financiamento de projetos com impacto socioambiental positivo na contenção das mudanças climáticas, além de definir critérios para a gestão de riscos socioambientais – passa a ser registrada nos contratos de financiamento a obrigatoriedade de boas práticas trabalhistas e ambientais aos tomadores de empréstimos.

Os dez maiores bancos do país tinham, ao fim de 2014, 33,2% (US$ 226,8 bilhões no câmbio da época) da carteira de crédito corporativo destinados a setores com potencial impacto ambiental, como químico e de petróleo, e 9,6% (US$ 65,2 bilhões), a setores da chamada economia verde (Valor Econômico, 2015).

Como os bancos podem auxiliar

Os bancos estão engajados em acelerar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma vez que não poderão emprestar dinheiro aos agricultores que não estiverem cadastrados. Além disso, a FEBRABAN defende o desenvolvimento do mercado de “green bonds”, títulos de dívida de destinação específica na área ambiental e na contenção das mudanças climáticas.

Esse cenário, portanto, representa oportunidades para bancos e empresas, além de viabilizar mudanças socioambientais positivas no Brasil, principalmente no que se refere às mudanças climáticas.

A Eccon Soluções Ambientais pode lhe assessorar na elaboração de projetos de combate às mudanças climáticas, bem como na negociação com instituições financeiras. Para mais informações, entre em contato conosco: contato@ecconsolucoesambientais.com.br.

***

Gostaríamos de convidá-los a enviarem suas críticas e sugestões, as quais serão consideradas e refletidas em nossas cartas.

Yuri Rugai Marinho

Contribuição: Ana Carla Rizzo Mendes

Deixe um comentário