Escritório Modelo

O projeto de arquitetura de interiores buscou traduzir os valores pautados pela empresa: inovação, tecnologia e bem-estar, com inspiração nos critérios LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) de certificação.

A construção de um escritório ESG (sigla do inglês Environmental, Social and Corporate Governance) foi um dos maiores projetos da ECCON e envolveu a contratação da arquiteta Karyna Kyriazi, a criação de um Comitê de Reforma, uma empresa empreiteira e a auditoria de dezenas de fornecedores.

Em cada decisão tomada,
buscamos atander pelo menos um dos critérios ESG: ambiental, social e governança.

Inovação, Tecnologia e Bem-estar

A obra do escritório foi bastante precisa e nada convencional em comparação ao mundo corporativo:um ambiente moderno, tecnológico e acolhedor ao mesmo tempo.

Buscou, também, integrar o escritório com a paisagem externa da cidade. Foi escolhida uma laje aberta e integrada, no terceiro andar, exatamente na altura das copas das árvores que estão na calçada. 

A premissa principal foi garantir usabilidade, conforto e bem-estar aos colaboradores, fornecedores e clientes em visita ao espaço. O layout definido priorizou o desenho de um espaço moderno e dinâmico, acessível e dentro das normas de ergonomia. Os ambientes são integrados, ao mesmo tempo em que  conferem transparência e privacidade aos usuários, através das amplas divisórias de vidro incolor isoladas acusticamente.

 

Eficiência

Para a eficiência energética, aproveitou-se a abundante luz natural incidente nas janelas das quatro faces do edifício. Nenhuma sala foi posicionada próxima à fachada, preservando assim a luminosidade do ambiente.

Acústica

Para a redução de ruído e a criação de uma paisagem moderna, foram instalados painéis acústicos no forro, em formato de um mosaico de nuvens, compostos de lã de PET, um material reciclado e reciclável.

Mão-de-obra local e familiar

Para ampliar o impacto positivo da construção do escritório, buscou-se a contratação de mão-de-obra local e familiar no Município de São Paulo. Nesse sentido, a maior parte da marcenaria foi realizada por uma empresa familiar que utiliza madeira controlada e certificada, além de reutilizar materiais que sobram dos projetos.

Revestimentos no piso

Para o revestimento do piso, foram adquiridos carpetes neutros em carbono e constituídos de materiais reciclados (ladrilho de carpete, LVT e borracha).

Obras de arte

Para conforto visual e inspiração, foram inseridas obras de arte no escritório.

salas

Várzea

Enquanto uma área de várzea alaga temporariamente, a Área de Convivência é utilizada temporariamente pela equipe, durante o café da manhã, almoço ou eventos.
O ambiente possui mesas, estofados, cadeiras, utensílios de cozinha, além de eletrodomésticos como microondas e frigobar, que podem ser livremente utilizados.

mangues

A Área da Gerência e do Administrativo “Mangues” está localizada em uma região estratégica do escritório, dos lados esquerdo e direito da sala da direção e de frente para a equipe técnica, permitindo aos gerentes e à equipe administrativa uma visão ampla e acesso facilitado ao escritório e à equipe técnica como um todo. O ambiente permite a interação dos gerentes com a equipe de forma simples e dinâmica, facilitando o diálogo e andamento das atividades.

pampa

A Área da Equipe “Pampa” é o local destinado à atuação presencial dos colaboradores. Nesse ambiente estão as estações de trabalho, equipadas com monitores, mouses, teclados, fones de ouvidos e demais equipamentos necessários para instalação e acomodação da equipe enquanto estiverem presencialmente no escritório.

mata atlântica

A entrada do escritório acessa diretamente a ECCON Lab Mata Atlântica, espaço criado para discussão de projetos e inovação. O espaço recebe esse nome em homenagem ao maior bioma existente no Estado de São Paulo (local sede da ECCON), a Mata Atlântica.

restinga

A “Restinga” é um ambiente destinado ao repouso dos colaboradores, que pode ser desfrutado antes do expediente, durante o almoço e após o expediente.

amazônia

Assim como a floresta amazônica, que é o maior bioma do Brasil e abriga mais de 2.500 espécies de árvores e 30 mil de plantas, a Sala Amazônia é a maior ’do escritório da ECCON, com capacidade projetada de 14 participantes sentados.

araucária

A Sala Araucária foi construída para uso do sócio diretor da ECCON. Tem isolamento acústico para melhor conforto, vidros transparentes como sinal de boa governança e transparência da gestão. Conta com equipamentos de tecnologia para ampla conectividade, além de uma mesa inteligente. A sala também é usada para reuniões com clientes e lideranças da ECCON. Está localizada em uma área estratégica, permitindo uma visão ampla do escritório e da equipe como um todo.

cerrado

A Sala Cerrado não recebe esse nome por conta de seu tamanho, já que o Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul. A escolha do nome é uma homenagem a esse importante bioma brasileiro. É destinada à realização de reuniões de até 4 pessoas presencialmente.

pantanal

O Pantanal é um dos menores biomas brasileiros. A Sala Pantanal é destinada à
realização de reuniões de até 4 pessoas
presencialmente.

Vamos trabalhar juntos para um futuro mais verde e inclusivo.
contato@econsa.com.br

Endereço

Rua D. Fernandes Coelho, 64, 3º andar – Pinheiros

CEP 05423-911

São Paulo – SP – Brasil
Eccon Soluções Ambientais. All rights reserved 2024.