Especial Dubai – Vol. 54 – Novembro.2019

Neste volume especial da carta da ECCON, abordaremos o aprendizado e as oportunidades identificadas em nossa participação na Cúpula Mundial de Economia Verde (World Green Economy Summit) ocorrida em outubro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Tendências da economia

De acordo com os especialistas e palestrantes da cúpula, a taxação das empresas e governos não parece ser a melhor solução, principalmente em razão dos riscos de recessão global. A concessão de incentivos tem trazido bons resultados, inclusive na economia de Dubai.

Mencionou-se que a economia verde já não é mais escolha. É uma obrigação da sociedade humana.

De acordo com Julia Gillard, ex-primeira ministra da Austrália, houve um tempo em que eram necessárias inspirações e justificativas para a sociedade tratar da economia verde e dos compromissos climáticos. Hoje, é urgente a adoção de medidas efetivas.

O conglomerado alemão Siemens, por meio de seu CEO Dietmar Siersdorfer, apontou que a empresa tem como alicerce os compromissos com a sustentabilidade, o que estimula seus consumidores a escolhê-la na hora da compra.

O Noor Bank, instituição financeira islâmica, representada pela executiva Maha Maisari, também registrou que os princípios islâmicos e a sustentabilidade norteiam suas decisões e que seus impactos na sociedade têm sido positivos.

Por sua vez, o executivo Ibrahim N. Al-Zu’bi, da Majid Al Futtaim Holding, registrou que, se a sustentabilidade não está dentro do plano de negócio de uma empresa, esse plano não é bom e vai acabar por excluir a empresa do mercado. De acordo com o executivo, não há necessidade de regulações e demandas dos consumidores para que a sustentabilidade seja um alicerce das empresas. Quem ainda se baseia no “business as usual” deveria se preocupar.

Postura do governo dos Emirados Árabes Unidos

Os representantes de governo dos Emirados Árabes Unidos e do Emirado de Dubai apontaram os esforços e metas de reduzir (i) consumo de água; (ii) geração de resíduos e (iii) consumo de energia.

De acordo com o Ministro de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente, Thani Ahmed Al-Zeyoudi, houve maciço investimento em energia solar, de forma que, hoje, o país tem 50% de energia renovável. Há, também, um grande foco na juventude.

Foram fornecidos detalhes do parque Noor Abu Dhabi, a maior usina solar do mundo, com 3,2 milhões de painéis e capacidade superior a 1,18 GW de energia.

Para quem utiliza táxi na cidade ou observa os carros das autoridades públicas, é comum notar que se trata de veículos híbridos – com 2 motores, sendo um a combustão e outro elétrico com bateria – ou 100% elétricos. Há muitos táxis híbridos da marca Toyota.

Dubai firmou parcerias com empresas para disponibilizar pontos de recarga gratuita dos veículos em todo o município.

Na esfera imobiliária, os avanços no sentido da economia verde também são marcantes. Foi criada a Sustainable City, um bairro protegido do deserto por uma cortina de vegetação, onde moram 2.700 pessoas. O bairro possui estufas onde são produzidos alimentos no formato de agricultura urbana.

Este local não consome energia do sistema de distribuição nacional do país. Ao contrário, os milhares de painéis instalados nos tetos das casas e edifícios administrativos geram energia e lançam na rede para consumo em outros locais.

Papel do Brasil e oportunidades
 
Durante a Cúpula Mundial de Economia Verde, foram feitas menções ao Brasil em razão da extensão das nossas florestas tropicais, principalmente a Amazônia. Fica claro que a sociedade internacional tem expectativas quanto à preservação desse importante ativo.
 
Por outro lado, boa parte dos países do mundo importam alimentos brasileiros. Nossa produção de grãos alimenta 1 bilhão de pessoas, mesmo que 60% do país ainda esteja coberto por florestas.
 
Por isso, é necessário o amadurecimento quanto às obrigações e direitos do país na gestão das florestas e dos recursos naturais que aqui existem, o que deve ser feito em sintonia com o agronegócio e os demais segmentos de negócios brasileiros.
 
A equipe multidisciplinar da ECCON está à sua disposição para assessoria técnica ambiental. Acompanhamos e reportamos eventos e discussões que ocorrem no mundo todo. Para mais informações, entre em contato conosco: contato@wordpress-1196016-4217327.cloudwaysapps.com.

***

Gostaríamos de convidá-los a enviarem suas críticas e sugestões, as quais serão consideradas e refletidas em nossas cartas.

Yuri Rugai Marinho

ECCON em Dubai

Assista os vídeos se inscrevendo no canal.

Eccon Soluções Ambientais é uma empresa de regularização ambiental focada na apresentação de soluções ambientais. Acreditamos que a regularização ambiental pode trazer ganhos ao empreendedor, à sociedade e ao meio ambiente. Oferecemos serviços de identificação, diagnóstico e a efetiva regularização ambiental de todo tipo de propriedade ou atividade produtiva desenvolvida dentro das fronteiras do Brasil.

Mensalmente, enviamos cartas aos nossos clientes, parceiros e leitores. Queremos contribuir com as discussões, apresentar propostas e informar sobre as oportunidades de negócios que existem na seara ambiental. Se quiser receber a carta, escreva seu e-mail no quadro abaixo. Boa leitura!
* Campo obrigatório