Equipe Técnica ECCON – O que fizemos em 2024

Além dos serviços prestados diretamente aos nossos clientes, nossa equipe técnica multidisciplinar elabora conteúdo diário para publicações em nossas redes sociais, assim como uma Carta de Negócios Ambientais mensal sobre temas relevantes.

Para isso, nós aplicamos nossa experiência, realizamos pesquisas, organizamos e participamos de eventos no Brasil e em outros países. Entendemos que isso é uma importante contribuição da ECCON e seus especialistas para toda a sociedade.

Esta carta destaca o que foi feito durante o ano de 2024 pela equipe da ECCON. Convidamos você à leitura e, caso algum tema seja do seu particular interesse, pode entrar em contato diretamente conosco.

Nós investimos continuamente na capacitação dos nossos profissionais e na democratização do nosso conhecimento para que a ECCON continue sendo uma empresa referência de consultoria ambiental, de carbono, de ESG e de tecnologia, focando sempre na inovação.

Consultoria técnica

Em 2024, atuamos em mais de 100 frentes de consultoria envolvendo serviços de ESG, licenciamento ambiental, projetos de carbono, projetos de restauração, monitoramentos com drone, monitoramento de fogo e degradação, análises de risco, auditorias, preparação de laudos, estudos e memorandos.

Atuamos nos segmentos de carbono florestal, energia renovável, indústria, agronegócio, restauração, mineração, biodiversidade, infraestrutura, alimentos, celulose, portos, navegação e no setor hospitalar.

Publicações e eventos

Este ano, preparamos e compartilhamos 12 Cartas de Negócios Ambientais por e-mail e mais de 300 publicações em nossas redes sociais. Criamos um calendário sobre as datas anuais importantes relacionadas à temática da diversidade e inclusão.

Estivemos presentes em eventos, discussões e cursos que aconteceram no mundo todo. Nosso conhecimento adquirido ao longo de nossa experiência também foi compartilhado em palestras, lives e em nossos canais de comunicação.

Em março, realizamos um evento presencial em São Paulo, em parceria com o Santos Neto Advogados, para discutir o agronegócio e o mercado de créditos de carbono no Brasil. Durante três horas de diálogo dinâmico, mediado pelo jornalista Fernando Scheller, palestrantes do Itaú BBA, B3, Bayer, Amaggi, ABAG, ECCON e Santos Neto Advogados compartilharam insights valiosos sobre o tema.

Com todas as 100 vagas preenchidas, o evento evidenciou o grande interesse de instituições de todo o país. Contamos com a participação ativa de representantes de grandes empresas do agronegócio, bancos, compradores de créditos de carbono, agentes públicos e jornalistas. As discussões ressaltaram a urgência de ampliar o debate e de avançar com o mercado de carbono.

Em maio, promovemos, também em São Paulo, um evento presencial com o Pinheiro Neto Advogados para abordar a conservação ambiental, mecanismos de combate ao desmatamento e os impactos da legislação europeia (EUDR) no agronegócio brasileiro. Foram três horas de discussões dinâmicas, mediadas por Yuri Rugai Marinho, sócio-diretor da ECCON Soluções Ambientais, e Paula Amaral Mello, sócia do Pinheiro Neto Advogados.

O evento repercutiu na imprensa e reuniu palestrantes de destaque, incluindo o Embaixador Fernando Pimentel (Ministério de Relações Exteriores), Laurent Jauvadin (Conselheiro da União Europeia no Brasil), Raoni Rajão (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima), Priscila Rocha Silva Fagundes (Instituto de Economia Agrícola), Amanda Athayda (Pinheiro Neto Advogados), André Nassar (ABIOVE) e Bruno Galvão (Blomstein).

Com intensa participação de grandes empresas do agronegócio, bancos, cientistas, agentes públicos e jornalistas, discutimos os desdobramentos geopolíticos, econômicos e técnicos da EUDR, além de seus impactos nas exportações brasileiras. A norma exige auditorias rigorosas, análise de riscos e rastreabilidade, demandando adaptações profundas de produtores e exportadores brasileiros e uma interlocução eficiente com agentes públicos nacionais e europeus.

Experiências internacionais

O ano de 2024 foi marcado pela intensa presença internacional da ECCON.

Em abril, Marcelo Stabile, nosso Gerente de Carbono, esteve a convite em Santa Cruz, na Bolívia, para participar do Governors’s Climate & Forests Task Force.

Em setembro, nosso Sócio Diretor, Yuri Marinho, e Marcelo Stabile estiveram em Nova York para participar de eventos na Universidade de Columbia, Pacto Global da ONU e do Climate Week NYC, além de acompanharem a Assembleia da ONU e ministrarem aula na turma de mestrado da Yale University.

Durante o Brazil Climate Summit 2024, na Universidade de Columbia, anunciamos uma parceria com a B3, Reservas Votorantim e AirCarbon Exchange (ACX) para criação da primeira plataforma de registro primário de projetos de carbono. Nesse evento, anunciamos também a venda dos primeiros créditos do projeto PSA Carbonflor, dentro do ambiente da plataforma, para o Grupo CCR.

Durante a Climate Week NYC, foi destaque a apresentação da PSA Carbon Agro Perene, metodologia inédita desenvolvida pela ECCON e Reservas Votorantim, com fomento da Citrosuco, para medir a produção e a conservação no agronegócio e gerar créditos de carbono.

Em outubro, Maria Cecília Ferronato, Gerente de Projetos, e Daniela Gennari, então Coordenadora de Carbono, participaram da 16ª edição da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, a COP16, realizada em Cali, na Colômbia. Acompanhamos as negociações sobre as metas globais para a conservação da biodiversidade e a implementação de estratégias para combater a perda de espécies. Participamos de paineis e side events para compartilhar nossa experiência com o uso de tecnologias avançadas no monitoramento da biodiversidade que têm sido fundamentais para a conservação e restauração dos ecossistemas.

Em novembro, estivemos na 29ª Conferência das Partes da Convenção do Clima, a COP29, no Azerbaijão, para acompanhar as negociações sobre a regulamentação do artigo 6 do Acordo de Paris e sobre o financiamento climático, participar de eventos e iniciativas de organizações e países e apoiar o melhor posicionamento do Brasil em questões climáticas.

Yuri Marinho e Marina Monné, Coordenadora de Carbono, palestraram nos eventos: “Regulation of Article 6 and the Carbon Market”, sobre o mercado de carbono nacional e internacional, ao lado do International Emissions Trading Association (IETA), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Reservas Votorantim, e apresentaram a metodologia PSA Carbonflor no evento “Enhancing Brazil’s Carbon Solutions: Experiences with Tropical Methodology, Registry and Market”, em conjunto com a ACX e Reservas Votorantim.

A ECCON também reforçou sua presença na Europa ao longo de 2024, por meio de nossa gerente de ESG, Julia Lenzi. Durante o ano, Julia participou de importantes eventos e discussões voltadas para a sustentabilidade e inovação. Ela integrou grupos de debate sobre questões climáticas e marcou presença na Expo Agritech, La Feria del Campo 4.0, realizada em Málaga, onde foram exploradas tecnologias avançadas para o setor agrícola. Também participou da Solar & Storage Live Barcelona 2024, um evento que destacou as soluções mais inovadoras em energia solar e renovável. Para completar, Julia representou a ECCON no 2nd ESG Compliance and Data Management Networking Forum, fortalecendo nosso compromisso com a excelência em reporte de dados e compliance em ESG.

Essas experiências refletem nosso empenho em nos manter à frente das tendências globais, conectando tecnologia e sustentabilidade para criar um impacto positivo no mercado e na sociedade.

Na mídia

Na grande mídia brasileira, fomos destaques em interessantes reportagens do Valor Econômico, O Globo, Globo Rural, Folha de São Paulo, Estadão, Capital Reset e outros grandes veículos. Confira:

Economia neutra em carbono é caminho sem volta, mas Brasil tem entraves para explorar potencialLei Antidesmatamento da EU ignora excelência do agro brasileiro e pode reforçar pobrezaExperiências brasileiras no mercado de carbonoAgronegócio: despertando para novas oportunidadesECCON, Citrosuco e Reservas Votorantim lançam metodologia para remunerar práticas agrícolas sustentáveisEmpresas de tecnologia ajudam agronegócio a se prevenir de queimadasO mundo precisa de créditos de biodiversidadeLançamento de plataforma de carbono com ECCON, B3, Reservas Votorantim e ACXQual será o primeiro passo das empresas no mercado regulado de carbono?Especialistas opinam sobre o projeto de lei do mercado de carbono

Mais reportagens em nosso site: https://ecconsa.com.br/imprensa/

Reconhecimentos

Fomos reconhecidos pela United Nations Environment Programme no World Environment Day 2024 como uma iniciativa de impacto com foco na restauração, combate à desertificação e resiliência a secas. Utilizamos drones com sensores avançados (lidar, multiespectral e RGB) para o monitoramento de áreas em restauração.

Tecnologia e Inovação

Em 2024, consolidamos nossa atuação como referência em tecnologia e inovação ao realizar mais de 100 voos com o sensor LiDAR nos biomas Pantanal e Cerrado. Esses voos foram realizados para avançarmos em projetos de restauração de vegetação nativa e projetos de carbono.

Com equipamentos avançados, como o drone Matrice 300RTK, o sensor Multiespectral e o sensor LiDAR, a ECCON continua na vanguarda da obtenção de dados qualitativos e quantitativos de maneira remota, especialmente para a estimativa de biomassa florestal. Essa tecnologia nos permite ampliar nossas frentes de atuação em áreas de floresta nativa, áreas de restauração florestal e setores do agronegócio, contribuindo significativamente para a mitigação das mudanças climáticas e a valorização da biodiversidade.

Ampliamos nossa equipe de desenvolvimento, o que nos permitiu avançar na criação de modelos automatizados capazes de realizar análises complexas para estimativa de biomassa em projetos de restauração, com foco na geração de créditos de carbono.

Também expandimos o uso da nossa plataforma ECCON Datas, que agora desempenha um papel ainda mais estratégico na análise das cadeias de valor de nossos clientes, priorizando automação e rastreabilidade. Essa evolução fortalece a entrega de soluções integradas e de alto impacto.

Nosso Banco de Dados Geográficos consolidou-se como uma ferramenta essencial, permitindo o processamento de grandes volumes de dados espaciais de maneira ágil e precisa. Aplicamos essas análises em diversos projetos, incluindo a automatização de avaliações de Cadastros Ambientais Rurais de centenas de imóveis em minutos e a análise de viabilidade técnica padronizada para projetos de carbono. Este ano, levamos essa capacidade para novas áreas de atuação, ampliando nosso impacto e consolidando nossa posição como referência no mercado.

Pagamento por Serviços Ambientais e Carbono

O ano de 2024 foi bastante produtivo na área de carbono, com um crescimento significativo da equipe no decorrer do ano. O projeto REDD Carbonflor está em fase final de validação e verificação. Foram feitas viagens de campo para tratar do tema de comunidades em Goiás e em Rio Branco, no Acre.

O REDD Pantanal segue avançando, com entrada de mais uma área para compor o projeto agrupado. Nossa equipe fez visitas de campo nas duas áreas atualmente integrantes do projeto para realizar o diagnóstico participativo das comunidades e demais stakeholders previamente mapeados e a consulta a stakeholders, etapa em que apresentamos o projeto, seu propósito e operacionalização prática para as comunidades locais e entidades institucionais interessadas. Nossa equipe também fez análises in loco para validar a área de projeto e as informações previamente coletadas sobre as características da vegetação local. O projeto está em fase final de desenvolvimento do PD, que será submetido à validação no início de 2025.

Um novo marco relevante para a ECCON foi concluído em 2024: o desenvolvimento de uma nova metodologia de PSA, voltada para propriedades que contam com áreas preservadas e com cultivos perenes. A PSA Carbon Agro (versão perene) foi produzida ao longo do ano, em parceria com a Reservas Votorantim e fomentada pela Citrosuco. A metodologia repercutiu na imprensa, foi submetida à consulta pública no Brasil, em agosto de 2024, e em Nova York, na Climate Week, em setembro/2024. O período de consulta pública se encerrou em novembro/2024 e as contribuições recebidas da sociedade, academia, setor privado etc estão sendo avaliadas para serem incorporadas na metodologia, que poderá ser utilizada pelo público em 2025 para o desenvolvimento de projetos de PSA.

Além disso, expandimos nossa atuação por meio do desenvolvimento de projetos de carbono que utilizam metodologias para a geração de créditos a partir da implementação de melhores práticas agrícolas. Esses projetos consolidam nossa presença no setor agropecuário e fortalecem nosso apoio à adoção de soluções sustentáveis, contribuindo para a preservação ambiental e o desenvolvimento responsável do setor agrícola.

Por fim, a Metodologia PSA Carbonflor segue se consolidando, tendo sido escolhida como a primeira metodologia a ser registrada na plataforma de registro primário de projetos de carbono na B3, fruto de uma iniciativa conjunta da ECCON, B3, Reservas Votorantim e ACX. A crescente credibilidade da PSA Carbonflor e a evolução do ambiente de registro nacional são motivos de orgulho para a ECCON, uma empresa totalmente brasileira que contribui, com iniciativas como esta, para que o país se coloque em posição de relevância em soluções ambientais no mundo.

Letramento e equidade racial

Em 2024, inovamos ao inserir a diversidade racial como um pilar estratégico, com o investimento em um programa de ações afirmativas. Em fevereiro, foi realizada a primeira edição do letramento racial, destinada a toda a equipe. A partir dessa capacitação, tornou-se possível reconhecer e compreender a crise social e racial que enfrentamos, bem como construir formas de promover ações efetivas. Logo após, foi lançado um processo seletivo direcionado a pessoas negras e indígenas. Os resultados dessas iniciativas foram perceptíveis: no primeiro semestre de 2024, pessoas desses grupos representavam 10% da equipe; em dezembro, essa participação cresceu e alcançou 35%.

Em outubro, a segunda edição do letramento racial foi promovida, envolvendo não apenas os colaboradores, mas também clientes e parceiros, ampliando significativamente o alcance e o impacto da iniciativa.

Essas ações fazem parte de um esforço mais amplo da ECCON para incorporar diversidade, equidade e inclusão em seus processos de recursos humanos, estruturados com base nesses valores. As políticas afirmativas da empresa abrangem diversas áreas, como recrutamento e seleção, participação em eventos, publicações internas, o programa de estágio, canais de escuta ativa, treinamentos e a implementação de políticas antidiscriminação.

Confira algumas reportagens em que participamos, abordando temas de diversidade e inclusão:

O letramento racial como ferramenta de inclusão da ECCONA importância do letramento racial nas empresas20 anos do Museu Afro e a sua importância para a sociedade

Atuação

Com sede em São Paulo, atuamos em todo o território nacional. Nossos clientes têm sede no Brasil e em 10 outros países do mundo.

Além da nossa matriz em São Paulo, criamos o Hub Europa em Barcelona (Espanha) e o Hub Cerrado em Brasília (Distrito Federal) para ampliar nossa presença em diferentes territórios.

Atuamos conectando tecnologia, inovação e práticas ESG para transformar desafios globais em oportunidades.

Já o nosso Hub do Cerrado fica localizado em Brasília, onde participamos de importantes eventos do governo ligados ao escopo de atuação da ECCON, como acompanhamento de pautas relacionadas ao Mercado de Carbono, participação em eventos em diversas embaixadas, ministérios e no congresso, além de sermos convidados a participar de eventos do poder judiciário.

Equipe

A ECCON foi fundada em 2014 e, desde então, inova e fortalece o mercado de negócios ambientais e de consultoria ambiental no Brasil. Nossos profissionais possuem formação nas melhores faculdades do Brasil e experiência técnica para oferecer serviços dinâmicos e com graus diferentes de especialização.

Além dos trabalhos para nossos clientes, desenvolvemos tecnologia e serviços para a comunidade internacional. Somos parte em projetos relevantes de geração de energia renovável, reflorestamento e geração de créditos de carbono, o que nos insere como uma das principais instituições de impacto positivo no setor ambiental.

* Campo obrigatório