Neste volume da carta da Eccon Soluções Ambientais, reportaremos, em conjunto com o Instituto Global Attitude, as principais discussões e oportunidades identificadas no evento ocorrido em maio deste ano em Cancun, México, denominado 2017 Global Platform for Disaster Risk Reduction.
Redução de risco de desastre
O evento, ocorrido no âmbito da Organização das Nações Unidas (“ONU”), foi realizado em continuidade aos esforços e negociações entre os países para viabilizar a redução de riscos de desastres no planeta.
Quanto ao ponto, uma primeira observação é importante: não se fala em redução de desastre, mas em redução do risco de desastre, o que significa que o foco é a prevenção.
Com a participação de mais de seis mil pessoas e representantes oficiais de dezenas de países ao redor do mundo, o evento demonstrou que o homem tem condição de reduzir seus impactos no planeta e que precisa se adaptar às intempéries naturais.
Empresas, instituições de ensino, organizações não governamentais e órgãos públicos de caráter nacional ou multinacional compartilharam, nos painéis, salas e arenas disponíveis, o que veem fazendo ou planejando no que diz respeito à redução de riscos e aumento da resiliência.
Participação do Brasil
Yuri Rugai Marinho teve participação para evidenciar a importância da concessão de incentivos para instituições e pessoas que tenham boas práticas ambientais e a necessidade de os sistemas jurídicos valorizarem essa abordagem, ao invés de buscar apenas a penalização de infratores (sistema de comando e controle). A participação ocorreu no âmbito do programa Diplomacia Civil, do Instituto Global Attitude, que tem objetivo de facilitar a participação da sociedade civil brasileira em fóruns globais.
Desde a assinatura do acordo de Sendai (Sendai Framework for Disaster Risk Reduction 2015-2030), no Japão (2015), os países assumiram compromissos e metas e, por isso, o assunto deve continuar evoluindo.
No Brasil, a instituição que assume maior papel no assunto é a Defesa Civil, mas outras instituições e frentes têm sido criadas para reduzir as perdas humanas e os prejuízos ambientais. Vale ressaltar que um projeto brasileiro foi premiado no âmbito do evento, o que indica o potencial nacional dentro do tema.
Para mais informações, entre em contato conosco: contato@ecconsolucoesambientais.com.br ou contato@diplomaciacivil.org.br.
***
A Eccon Soluções Ambientais é uma empresa de regularização ambiental focada na apresentação de soluções ambientais. Acreditamos que a regularização ambiental pode trazer ganhos ao empreendedor, à sociedade e ao meio ambiente. Oferecemos serviços de identificação, diagnóstico e a efetiva regularização ambiental de todo tipo de propriedade ou atividade produtiva desenvolvida dentro das fronteiras do Brasil.
O programa Diplomacia Civil, do Instituto Global Attitude, tem objetivo facilitar a participação da sociedade civil brasileira em fóruns globais.