Manejo sustentável de áreas de Reserva Legal em imóveis rurais – Volume III, Ago. 2015

Neste volume da carta da Eccon Soluções Ambientais, buscamos chamar a atenção para oportunidades advindas da possibilidade de manejo sustentável de áreas de Reserva Legal em imóveis rurais.

O manejo sustentável permite que o proprietário rural transforme a obrigatoriedade de preservação da Reserva Legal, que normalmente constituiria um ônus à propriedade, em oportunidade de negócio, desde que aprovado pelo órgão ambiental competente. Consiste na gestão da vegetação natural, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies e produtos e subprodutos da flora.

Essa gestão permite a diversificação de usos da floresta, entre exploração madeireira sustentável, produtos não-madeireiros e manejo de serviços ambientais. A geração desses vários produtos contribui também para a diversificação de investimentos, o que confere ao proprietário rural maior segurança em face de flutuações do valor dos produtos no mercado.

Rentabilidade no Manejo das Reservais Legais

Somando-se os diversos usos possíveis, estima-se que, em 2011, o manejo em Reserva Legal rendia R$ 470 por hectare ao ano.

Há, ainda, potencial econômico pouco explorado no que tange às Reservas Legais como fontes de recursos genéticos associados à biodiversidade. O emprego desses recursos por indústrias de cosméticos e medicamentos, por exemplo, confere ao proprietário do imóvel provedor direito ao recebimento de parte dos benefícios advindos da exploração comercial do recurso.

Lei da exploração da biodiversidade

O aproveitamento de recursos genéticos providos por florestas deve receber um novo impulso com o advento da recente aprovação da Lei nº 13.123/2015, que facilitou a exploração da biodiversidade.

Esse mercado pouco explorado já chamou a atenção de atores como a Votorantim, que pretende se inserir no setor, fazendo uso de parte da Reserva Legal de sua titularidade, com extensão de 1 mil hectares. Visando explorar economicamente a reserva, a empresa elaborou um plano de negócios, que também prevê a venda de mudas de espécies nativas da mata atlântica e a criação de cursos de gestão ambiental.

Para mais informações, entre em contato conosco: contato@ecconsolucoesambientais.com.br.

***

Gostaríamos de convidá-los a enviarem suas críticas e sugestões, as quais serão consideradas e refletidas em nossas cartas.

Yuri Rugai Marinho

Contribuição: Lia Helena Monteiro de Lima Demange