Banco De Áreas Verdes – Março.2019

O mercado de compensação ambiental no Brasil não para de crescer. A retomada da economia, em conjunto com recentes regulamentações em nível federal e estadual, impulsionam um mercado que se mostra cada vez mais promissor.

São dois os principais tipos de negócios que demandam áreas de compensação ambiental: licenciamento ambiental e compensação de Reserva Legal. O primeiro busca equilibrar impactos causados por supressão de vegetação autorizada por órgão ambiental; o segundo objetiva neutralizar déficits de vegetação nativa ou regenerada, nos termos do Código Florestal (Lei nº 12.651/2012).

Para compensação de supressão de vegetação em licenciamento ambiental, o órgão licenciador determina quais áreas são aptas a compensar a supressão de cada empreendimento em específico. Para compensação de Reserva Legal, o Código Florestal determinou que a compensação de uma área em déficit deve ocorrer em outra inserida no mesmo bioma.

Contudo, órgãos ambientais estaduais têm autorizado compensação de Reserva Legal apenas dentro dos limites de seus Estados ou, se fora, em áreas previamente determinadas.

Oportunidade para cooperativas agrícolas em todo o Brasil

A restrição imposta por alguns órgãos ambientais estaduais leva à necessidade de aproximação entre proprietários rurais de uma mesma região, para realizar a regularização de suas áreas. Por isso, a compensação de Reserva Legal pode ser uma boa oportunidade para membros de cooperativas.

Cooperativas cujos associados estejam próximos geograficamente podem incentivar operações de compensação de Reserva Legal entre eles. Dessa forma, quem tem excesso de vegetação em sua propriedade pode vender ou ceder em servidão àqueles que têm déficit.

Desse modo, remunera-se o proprietário cooperado preservacionista e promove-se a regularização ambiental dos que têm quantidade de vegetação preservada abaixo do mínimo exigido em lei.

O Banco de Áreas Verdes da ECCON é a maior plataforma on-line de compensação ambiental do Brasil. Nossa equipe está à total disposição.

Faça parte dessa história

Caso tenha interesse na aquisição ou arrendamento de áreas verdes, ou seja proprietário de área rural com aptidão para compensação ambiental, entre em contato conosco. Veja as opções do nosso banco de áreas.
 
A ECCON Soluções Ambientais permanece atenta e envolvida nas regulamentações desse mercado promissor, podendo lhe fornecer assessoria para viabilizar a compra, venda ou arrendamento de áreas rurais com floresta. Acompanhe-nos na imprensa.