Créditos para neutralização de emissões

Desenvolvemos projetos de carbono e de pagamento por serviços ambientais para gerar créditos de carbono, neutralizar emissões e remunerar proprietários conservacionistas.

PSA Carbonflor

icon

PSA Carbon Agro

icon

REDD Carbonflor

icon

REDD Pantanal

icon

REDD Cerrado

icon

Desde 2014, inovamos e fortalecemos o mercado de carbono e de negócios ambientais. Somos reconhecidos pela Agência USP de Inovação e revertemos parte da nossa receita para pesquisas e divulgação do conhecimento ambiental. Somos parte do Pacto Global da ONU de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.

DNA
UN
COALICION

PSA Carbonflor

Serviços ambientais mais conectado à realidade brasileira

O PSA Carbonflor foi criado para remunerar serviços ambientais, de forma a incluir diversos serviços ecossistêmicos e abrangendo, assim, as reduções de emissões de gases de efeito estufa proporcionadas pela conservação, com a geração de C+. A venda de C+ gera renda para o produtor conservacionista e contribui para a mitigação de mudanças climáticas.

Feito no Brasil

Alinhado com a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais.

Adaptabilidade global

Conectada às principais metodologias reconhecidas internacionalmente.

Carbon plus (C+)

O C+ mensura os diversos serviços ambientais prestados pelo proprietário rural conservacionista, considerando, assim, os serviços ecossistêmicos presentes na Área de Projeto. O C+ contribui com a mitigação de mudanças climáticas, já que, através da conservação, ajuda a mitigar a perda de estoque de carbono florestal associado às mudanças climáticas em curso.

1

A Arara-canindé (Ara ararauna), espécie amplamente distribuída no Brasil que vive principalmente em florestas altas, sofre com a diminuição de suas populações em virtude da perda de habitats.

2

A Bicho-Preguiça (Bradypus variegatus) é uma espécie folívora, que se alimenta predominantemente de folhas. Vive na copa das árvores e depende de florestas preservadas para sobreviver.

3

O Gavião-real (Harpia hapyja) é uma das maiores espécies de águias do mundo. Atualmente, é encontrada apenas em florestas preservadas da Amazônia e Mata Atlântica. A espécie é considerada vulnerável à extinção.

4

O Muriqui-do-Sul (Brachyteles arachnoides), espécie criticamente ameaçada de extinção, é considerado um dos maiores restauradores de floresta, devido ao fato de dispersar sementes de diversas espécies de plantas.

4

A Jiboia-do-Ribeira (Corallus cropanii), espécie rara e ameaçada de extinção que habita remanescentes de floresta preservada encontrados no Vale do Ribeira.

previous arrow
next arrow

Proteção de florestas e biodiversidade

O PSA Carbonflor busca a melhor remuneração pelos serviços ambientais prestados, verificando a qualidade do habitat, o carbono estocado nas florestas, a biodiversidade existente, a disponibilidade hídrica e outros serviços que possam ser identificados.

Benefícios ambientais

Conservação da floresta e de habitat para biodiversidade, qualidade e disponibilidade hídrica, regulação de microclima local.

Benefícios sociais

Inclusão de comunidades, reconhecimento e remuneração do produtor conservacionista, neutralização de emissões, fomento a iniciativas ESG e educação ambiental.

Metodologia PSA Carbonflor v2.1

A metodologia PSA Carbonflor v2.1 foi lançada na NYCW (Semana do Clima de Nova Iorque) em 20/09/2023 com foco na manutenção dos serviços ambientais prestados por proprietários rurais que possuem áreas com vegetação nativa localizadas em propriedades privadas e na consequente geração de serviços ecossistêmicos, com o uso de indicadores ecossistêmicos.

Baixe Aqui

Primeira aplicação do PSA Carbonflor no Legado das Águas

A primeira aplicação da metodologia PSA Carbonflor foi feita no Legado das Águas, em São Paulo. Abaixo disponibilizamos o primeiro Relatório de Adequação à Metodologia e Relatório de Monitoramento (RARM).

Baixe Aqui

Metodologia PSA Carbonflor v1.0

Metodologia criada com foco na redução de emissões de carbono, ou seja, na manutenção de estoque de carbono e na manutenção de serviços ecossistêmicos por meio de desmatamento e degradação florestal evitados.

Baixe Aqui

Carta resposta à Consulta Pública

A ECCON recebeu contribuições de nove atores diferentes no período da consulta pública. Além disso, recebemos duas cartas formais de apoio à metodologia. Estes comentários foram endereçados e auxiliaram nos aprimoramentos apresentados na segunda versão da metodologia.

Em resposta aos comentários recebidos pela consulta pública da Metodologia v1, foram abordados pontos como (i) serviços ecossistêmicos versus serviços ambientais, (ii) submissão a uma instituição internacional, (iii) adicionalidade, (iv) utilização do termo crédito de carbono, (v) direitos minerários, (vi) benefícios adicionais, (vii) taxas históricas de desmatamento.

Baixe Aqui

Histórico

PSA Carbon Agro

Metodologia PSA Carbon Agro (Perene versão 1.0)

Metodologia inédita de mensuração dos serviços ecossistêmicos em áreas conservadas e áreas produtivas com culturas perenes dentro de propriedades rurais brasileiras, incluindo o carbono florestal.

Baixe aqui

Para contribuir com a consulta pública da PSA Carbon Agro (Perene versão 1.0)

Acesse aqui

REDD CARBONFLOR
mosaico
points
points
redd-carbonflor-logo
Créditos de carbono dos biomas Amazônia e Cerrado

O objetivo do REDD Carbonflor é reduzir a taxa de desmatamento nos biomas Amazônia e Cerrado, promover a conservação da vegetação nativa desses biomas e, posteriormente, aproveitar a emissão de carbono das áreas conservadas.

O REDD Carbonflor é um projeto AFOLU, desenvolvido a partir da aplicação da metodologia VM0007 para contabilizar as reduções de emissões de GEE pelo desmatamento evitado em dois contextos: desmatamento planejado (APD) e desmatamento não planejado (AUDD)

Baseado no programa de certificação VERRA

Com relevância internacional para certificação de créditos de carbono. A VERRA desenvolve e administra diversos padrões para quantificar as reduções de emissões de GEE e os benefícios sociais e ambientais associados aos créditos.

Aplicamos padrões VCS (“Verified Carbon Standard”) e CCB (“Climate, Community & Biodiversity”).

1

A Ariranha (Pteronura brasiliensis), também conhecida como onça-d'água, lontra-gigante e lobo-dorio, é uma espécie característica da bacia do Amazonas e que sofre com a diminuição de suas populações em virtude da perda de habitats.

2

O Lobo Guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo da América do Sul e uma espécie chave para o Cerrado devido sua função ecológica de dispersor de sementes. Atualmente a espécie consta como quase ameaçada na lista da IUCN.

3

O Tatu canastra (Priodontes maximus), é o maior e mais raro tatu do mundo, podendo chegar a 1,5m de comprimento e pesar até 60kg. É característico do Cerrado, embora encontrado também em outros biomas. Seu grau de ameaça se deve principalmente a caça e perda de habitat.

4

A Castanha-do-Brasil (Bertholletia excelsa), normalmente atinge de 30 a 50 metros de altura e de 1 a 2 metros de diâmetro. É umas das espécies mais altas da Amazônia, com frutos que demoram mais de um ano para amadurecer. Sua principal ameaça é o desmatamento que muitas vezes ocorre para dar espaço a estradas, barragens e atividades agropecuárias.

4

O Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) tem ampla distribuição no território brasileiro, presente tanto no Cerrado quanto na Amazônia. É um animal geralmente solitário, as fêmeas costumam ter um filhote ao ano, que é carregado nas costas por cerca de seis meses. Consta como vulnerável na lista da IUCN devido a perda de habitat e mortes por atropelamento.

previous arrow
next arrow
Benefícios socioambientais com a implantação do projeto

Ao manter a floresta em pé e protegida, o REDD Carbonflor proporciona um habitat seguro para a fauna e flora, com a qualidade dos recursos hídricos, a estabilidade do microclima local, entre outros.

O projeto também garante benefícios sociais, como aumento da renda de famílias da região, capacitação profissional e outras atividades educacionais financiadas pela venda de créditos gerados.

REDD PANTANAL
Em desenvolvimento
REDD CERRADO
Um projeto em colaboração
O Programa REDD Cerrado é um projeto desenvolvido em conjunto por empresas renomadas e competentes do setor para evitar a conversão planejada de florestas nativas excedentes e pastagens, proporcionando aos proprietários uma alternativa econômica à agricultura comercial: financiamento da conservação através de créditos de carbono.
Conheça nossos parceiros
mosaico
Benefícios com a implementação do projeto

surveillance-logo

Vigilância

seeding-logo

Produção de mudas

social-programs-logo

Programas sociais

firemen-logo

Brigadas de combate a Incêndios

monitoring-logo

Monitoramento da biodiversidade

courses-formation-logo

Cursos e treinamentos

search-projects-logo

Projetos de pesquisa