Banco De Áreas Verdes – Dezembro.2019
Publicação referencia os Serviços Ecossistêmicos no Brasil
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) lançou, em 29.11.2019, o Marco Referencial em Serviços Ecossistêmicos (MRSE). A publicação foi lançada durante o 1° Seminário Oportunidades e Negócios em Serviços Ecossistêmicos, no Rio de Janeiro.
A ECCON esteve presente no evento de lançamento e, conforme parceria com a EMBRAPA, exibiu os resultados e oportunidades do Banco de Áreas Verdes.
Ultrapassando os limites dos meio acadêmicos e científicos, o Seminário teve a participação do setor público, como órgãos ambientais, pesquisadores da EMBRAPA, sociedade civil e setor empresarial, engajados em discutir as perspectivas de negócios envolvendo o desenvolvimento sustentável.
O MRSE contou com a contribuição de pesquisadores de 13 unidades da EMBRAPA, e tem por objetivo auxiliar técnicos, produtores, pesquisadores e a sociedade em geral a compreender os conceitos e as expectativas de um tema ainda pouco explorado, mas com grande potencial de ascensão. Com a publicação, a EMBRAPA espera ampliar a interação e cooperação dos diferentes setores da sociedade no relevante tema dos Serviços Ecossistêmicos (SE).
De acordo com a obra, os SE podem ser entendidos como benefícios para as populações humanas que derivam, direta ou indiretamente, das funções dos ecossistemas. Podemos citar como exemplos a regulação climática, a manutenção e proteção dos recursos hídricos, proteção da biodiversidade, o sequestro e o estoque de carbono, entre outros. Caracterizam, portanto, as contribuições da natureza essenciais para o bem estar da sociedade.
Avanços na discussão do tema A publicação da obra, assim como a realização de um evento focado na discussão de instrumentos econômicos e práticas de negócios sustentáveis em SE, representam um grande avanço para a discussão do tema no Brasil. Desenvolvido como um material conceitual, o MRSE aborda também os principais instrumentos legais e políticos relacionados, de forma a servir como base para o fomento de políticas públicas e tomadas de decisões atualizadas e direcionadas à manutenção dos recursos naturais. As perspectivas e tendências difundidas na obra trazem um cenário favorável para instrumentos de incentivo à manutenção da biodiversidade. O Banco de Áreas Verdes ECCON destaca-se como uma ferramenta de geração de negócios e renda a partir da conservação de áreas de floresta e SE associados. Por meio da compensação ambiental, viabilizamos a remuneração de proprietários preservacionistas, promovendo a manutenção dos bens e serviços providos pelos ecossistemas. |
ECCON em Madri Participaremos das discussões internacionais da Conferência da ONU sobre o Clima (COP25) em Madrid, Espanha. Enviaremos atualizações e informações em nossas redes sociais e, após o término do evento, vamos elaborar uma edição especial da nossa carta de negócios ambientais. Acompanhe! |
Faça parte dessa história Caso tenha interesse na aquisição ou arrendamento de áreas verdes, ou seja proprietário de área com aptidão para compensação ambiental, entre em contato conosco. Veja as opções do nosso banco de áreas. A ECCON permanece atenta e envolvida nas regulamentações desse mercado promissor, podendo lhe fornecer assessoria para viabilizar a compra, venda ou arrendamento de áreas rurais com floresta. Acompanhe-nos na imprensa. |