Chamada para adesão a projetos de carbono

PROJETOS DE CARBONO DA ECCON

Atualmente, muitos proprietários com imóveis localizados nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, mesmo com a crescente pressão de desmatamento, continuam protegendo a vegetação nativa de suas propriedades, sem nenhuma contrapartida financeira.

Nesse contexto, os projetos de carbono são importantes ferramentas para remunerar os proprietários conservacionistas pelos serviços ambientais que essas áreas prestam ao planeta. Além de promoverem a retenção do carbono (redução da emissão de gases de efeito estufa), os projetos são fontes de co-benefícios como a manutenção da biodiversidade local, o aprimoramento da qualidade e disponibilidade da água, a manutenção dos serviços ecossistêmicos da floresta, os efeitos positivos à saúde humana relacionados à redução de desmatamentos, o envolvimento de comunidades na conservação, entre outros.

O REDD Carbonflor e o REDD Pantanal são projetos desenvolvidos pela ECCON na modalidade de Projetos Agrupados (múltiplas instâncias) de Desmatamento Evitado, planejado e não planejado. Com a certificação destes projetos pela Verra, serão gerados créditos de carbono que serão comercializados no mercado voluntário.

Esses projetos estão alinhados com os esforços do Brasil em atingir os seus compromissos internacionais, tais como zerar o desmatamento ilegal e reduzir em 43% suas emissões de GEE até 2030, em relação aos níveis de 2005.

Para mais informações sobre os projetos de Carbono e de PSA da ECCON, acesse LINK.

O Edital

Com objetivo de democratizar o acesso a projetos de carbono florestal no Brasil, a ECCON lança um edital de chamada para proprietários e proprietárias com áreas nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal.

São elegíveis imóveis com as seguintes áreas mínimas:

  • ✔︎ Bioma Amazônia: acima de 10 mil hectares.
  • ✔︎ Bioma Cerrado: acima de 15 mil hectares.
  • ✔︎ Bioma Pantanal: acima de 10 mil hectares.

A documentação necessária para a submissão está descrita no edital. Disponível no botão abaixo.

Pessoas ou empresas proprietárias de áreas poderão submeter a documentação de imóveis de sua propriedade localizados nestes biomas para análise de viabilidade da geração de créditos de carbono. Os projetos serão certificados pela Verra, instituição de maior presença no mercado voluntário de carbono do mundo.

As áreas aprovadas pela ECCON poderão ser incluídas nos nossos projetos de carbono: REDD Carbonflor (biomas Amazônia e Cerrado) e REDD Pantanal (bioma Pantanal).

Todos os trabalhos técnicos de análise de viabilidade, elaboração dos projetos e a condução das etapas do procedimento junto à Verra ficarão a cargo do time da ECCON. Nos nossos projetos, proprietários e ECCON atuam em estreita parceria, em relações de transparência, com um objetivo em comum: a garantia de robustez, credibilidade e permanência dos projetos e a comercialização dos créditos de carbono gerados, como forma de remunerar esforços conservacionistas, contribuindo para a mitigação de mudanças climáticas e viabilizando a valorização da floresta em pé.

Clique no botão abaixo para acessar o formulário de inscrição para o edital

SOBRE A ECCON

A ECCON Soluções Ambientais foi fundada em 2014 e, desde então, inova e fortalece o mercado de negócios ambientais e de consultoria ambiental no Brasil.

Nossa constante dedicação à pesquisa rende conhecimento e oportunidades em todo o Brasil, com destaque para as nossas frentes de atuação com a Embrapa e Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. Somos parte em projetos relevantes de geração de energia renovável, reflorestamento e geração de créditos de carbono, o que nos insere como uma das principais instituições de impacto positivo no setor ambiental. No cenário internacional, atuamos para empresas e instituições dos Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, China, Índia, Austrália, Holanda, Emirados Árabes Unidos e Espanha.

Além dos trabalhos para nossos clientes, desenvolvemos tecnologia e serviços para a comunidade internacional, o que rendeu nosso reconhecimento como uma das principais iniciativas para mitigação da mudança climática no Brasil em 2018.

Reconhecida pela Agência USP de Inovação – AUSPIN, da Universidade de São Paulo.
Signatária do UN Global Compact, iniciativa destinada a alinhar empresas em relação a suas estratégias e operações envolvendo seus Dez Princípios universais.
Associada à Coalizão Brasil – Clima Florestas e Agricultura.