Plantio compensatório na modalidade de jardins verticais – Volume V, Out. 2015

Neste volume da carta da Eccon Soluções Ambientais, buscamos relatar as características do plantio compensatório na modalidade de jardins verticais e coberturas verdes.

A falta de espaço para a execução de plantio compensatório tem sido um problema na cidade de São Paulo. Empreendedores que necessitam de autorização para intervir na vegetação urbana, em virtude, por exemplo, de construção de edificações, obras de infraestrutura, parcelamento do solo e remediação de áreas contaminadas são obrigados a efetuar plantio de mudas, geralmente, em quantidade superior à supressão efetivamente realizada. Tal fato vinha gerando um grande gargalo de áreas aptas a receberem tamanha quantidade de plantios, devido à intensa ocupação do solo urbano.

A fim de fornecer alternativas que facilitem a realização da compensação ambiental por parte dos empreendedores, e promover, simultaneamente, a melhoria da qualidade ambiental da cidade, a Prefeitura do Município de São Paulo tem admitido, desde de março deste ano, a conversão da compensação ambiental em obras e serviços, jardins verticais e coberturas verdes (artigo 4º do Decreto Municipal nº 53.889/2013, com redação dada pelo Decreto Municipal nº 55.994/2015).

Foto: Fabio Stamato

A iniciativa foi aplaudida pelo jornalista Gilberto Dimenstein, que defende que a criação de jardins verticais nas empenas cegas de prédios da cidade tem o potencial de tornar “nossa cidade muito mais criativa e acolhedora” (Programa Mais São Paulo. CBN SP, 06/07/2015).

Plantio compensatório:  jardins verticais e coberturas verdes

As novas alternativas de compensação ambiental no Município constituem, assim,  oportunidades para o empreendedor paulistano, uma vez que o cumprimento da obrigação legal pode reverter em benefícios associados à imagem do responsável pelo projeto.

A Eccon Soluções Ambientais pode auxiliar a sua empresa na elaboração de projetos para a compensação ambiental. Para mais informações, entre em contato conosco: contato@ecconsolucoesambientais.com.br.

***

Gostaríamos de convidá-los a enviarem suas críticas e sugestões, as quais serão consideradas e refletidas em nossas cartas.

Yuri Rugai Marinho