Edital ECCON e as oportunidades do mercado de carbono – Vol. 100 – Novembro.2023

Neste volume da Carta da ECCON, abordaremos o edital elaborado pela ECCON e as oportunidades do mercado de carbono para proprietários e proprietárias conservacionistas.

Agenda climática

Não é de hoje que a pauta climática está na agenda das organizações e pessoas pelo mundo todo. Quase diariamente, a mídia divulga iniciativas voltadas a reduzir a pegada de carbono adotadas por países de forma uni ou multilateral, por entes públicos, corporações privadas e por pessoas.

Os últimos dados divulgados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) corroboram a emergência climática, demonstrando que essa preocupação tende a se intensificar. Cada vez mais, medidas para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) serão adotadas por pessoas, países e empresas.

O Brasil é um relevante emissor de GEE, sendo a maior parte das emissões proveniente do desmatamento. Segundo o MapBiomas, em 2022, foram 2.057.251 ha (20.572km²) de desmatamento no país inteiro, um aumento de 22,3% na área desmatada em relação ao ano de 2021. Por outro lado, o país ainda possui extensas áreas de vegetação nativa, as quais podem ser conservadas ou desmatadas, a depender das decisões a serem tomadas.

Áreas conservadas de domínio privado

Atualmente, muitos proprietários com imóveis localizados em território brasileiro, mesmo com a crescente pressão de desmatamento, continuam protegendo a vegetação nativa de suas propriedades, sem reconhecimento ou compensação por tal atividade. São áreas que poderiam ser legalmente convertidas para outros usos econômicos ou áreas com risco de sofrer desmatamento ilegal por terceiros.

Projetos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD, da siga em inglês) são importantes ferramentas para remunerar os proprietários e proprietárias por seus esforços protetivos, garantir melhores condições estruturais para proteger a vegetação de outras ameaças (desmatamento criminoso, propagação de fogo, invasões ilegais) e gerar benefícios associados, como o envolvimento e empoderamento das comunidades locais na conservação, a manutenção da biodiversidade local, o aprimoramento da qualidade e disponibilidade da água, a manutenção dos serviços ecossistêmicos da floresta, os benefícios à saúde humana decorrentes da redução de desmatamentos, entre outros.

A manutenção da “floresta em pé” é o que garante que o carbono que seria lançado na atmosfera na ausência do projeto de REDD fique estocado e é esse estoque evitado que serve de lastro para a geração de créditos de carbono que podem ser comercializados no mercado voluntário.

Oportunidades na ECCON: edital de carbono

O grande desafio é que os projetos de carbono demandam áreas muito extensas, com grande estoque de carbono comercializável, em razão dos altos custos envolvidos. Isso acaba por excluir a maior parte dos proprietários e proprietárias do país.

Para corrigir esse cenário, desde 2019, a ECCON desenvolve projetos agrupados, reunindo um grupo de áreas dentro do mesmo projeto, de maneira a otimizar recursos, compatibilizar investimentos e garantir uma governança de alta qualidade. Nesse formato, temos viabilizado a participação de um importante número de proprietários e proprietárias, criando os maiores projetos agrupados do Brasil.

A ECCON é desenvolvedora dos projetos REDD Carbonflor (Cerrado e Amazonia) e REDD Pantanal (Pantanal), em biomas que sofrem crescente pressão por desmatamento. São projetos apresentados à Verra, organização com relevante reconhecimento internacional para a geração de créditos de carbono de alta integridade.

Para ampliar mais nossos projetos e incluir novas áreas conservadas, lançamos, em 9 de novembro de 2023, um edital convidando proprietários e proprietárias para apresentarem seus documentos. Todos aqueles aprovados poderão ser agrupadas no REDD Carbonflor ou REDD Pantanal.

Já estamos recebendo um grande número de candidatos e esperamos atingir dezenas de milhares de hectares em todo o Brasil. Para participar do edital, as áreas devem ter, no mínimo, essa extensão:

Bioma Amazônia: acima de 10 mil hectares

Bioma Cerrado: acima de 15 mil hectares

Bioma Pantanal: acima de 10 mil hectares

Conheça o edital neste link!

A ECCON possui equipe com ampla experiência no desenvolvimento de projetos de carbono. Para mais informações, acesse nosso site ou entre em contato: contato@wordpress-1196016-4217327.cloudwaysapps.com.

***

Temos interesse em suas críticas e sugestões. Envie para que possamos aprimorar nossa comunicação!

Yuri Rugai Marinho
Marina Monné de Oliveira
Marcelo C C Stabile

FAÇA PESQUISAS EM NOSSA PLATAFORMA

É só clicar na lupa no canto superior direito do site e digitar o assunto de interesse. São mais de 100 artigos criados por nossa equipe e colaboradores, tratando os principais temas ambientais.

Equipe

ECCON  é uma empresa de regularização ambiental focada na apresentação de soluções ambientais. Nossos profissionais possuem formação nas melhores faculdades do Brasil e experiência técnica para oferecer serviços dinâmicos e com graus diferentes de especialização. Oferecemos serviços de identificação, diagnóstico e a efetiva regularização ambiental de todo tipo de propriedade ou atividade produtiva desenvolvida dentro das fronteiras do Brasil. Acompanhe-nos na imprensa.

Nossa equipe se fortalece ainda mais com os parceiros e consultores que atuam em projetos específicos, de acordo com a demanda e expertise de cada um.

* Campo obrigatório