REDD Carbonflor 

O REDD Carbonflor é um projeto privado, desenvolvido pela ECCON, que gera receita pela conservação em áreas privadas na Amazônia e Cerrado. Os produtores rurais que participam do projeto contribuem para a mitigação de mudanças climáticas, evitando o desmatamento e suas emissões associadas, contribuindo para melhorias nas comunidades vizinhas às áreas do projeto e pela manutenção do habitat de espécies.

O projeto será validado, verificado e certificado pela Verra, instituição internacional sediada nos Estados Unidos e com maior presença no mercado voluntário internacional. A Verra criou as principais metodologias para geração de créditos de carbono de origem florestal atualmente em vigor.

Nossos projetos seguirão os padrões Verified Carbon Standard (VCS) e ClimateCommunity & Biodiversity (CCB). Atualmente, há 3 propriedades inseridas no projeto, localizadas nos Estados de Goiás, Acre e Mato Grosso do Sul, somando mais de 50.000 hectares.

Desde a fundação, em 2014, a ECCON atua em projetos de carbono e acompanha as discussões e desdobramentos em fóruns nacionais e internacionais, com destaque para as COPs. Entendemos que programas e projetos que geram créditos de alta integridade contribuem para fortalecer o mercado voluntário, contribuindo para a mitigação de mudanças climáticas e gerando renda da floresta em pé. Por isso, escolhemos o programa da Verra para submeter nossos projetos de REDD a partir de 2020.

Disponibilizamos ao público nossos documentos que foram submetidos à Verra para Validação e Verificação do projeto e também as metodologias utilizadas. Se tiver alguma crítica, ou sugestão, favor entrar em contato pelo e-mail contato@wordpress-1196016-4217327.cloudwaysapps.com ou pelo WhatsApp +55 11 99209-0020. Conheça os documentos e faça parte da nossa comunidade!

PD (Project Design) do REDD Carbonflor

O documento apresenta o projeto em detalhes, incluindo seus objetivos, os benefícios esperados e suas métricas, as entidades envolvidas, a documentação jurídica relacionada, as características do clima, das comunidades e da biodiversidade do território, os impactos esperados e seu monitoramento e a identificação das partes interessadas (stakeholders).

Monitoring Report

Está atualmente em elaboração por nossa equipe técnica e estará disponível em breve para leitura.

Resumo do PD

Documento com os pontos principais do projeto, entre eles: benefícios esperados, métricas dos benefícios, parâmetros físicos, parâmetros sociais, impactos esperados, atividades previstas e reduções/remoções estimadas de emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Metodologias Padrão VCS – CCB

É a descrição dos padrões adotados para descrição do projeto (Padrão de Carbono Verificado – VCS e Padrões de Clima, Comunidade e Biodiversidade – CCB). O documento apresenta seções separadas para clima, comunidade e biodiversidade. Em cada seção, são apresentadas as diretrizes para a elaboração do projeto e quantificação dos estoques de carbono, ainda, os indicadores, os impactos, o monitoramento e os benefícios do projeto relacionados a cada tema.